Projecto Histórias com Doces e Escola de Vida assinalam Dia Mundial do Livro Infantil

02-04-2024 18:29

Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – O projecto Histórias com Doces, em parceria com o projecto Escola de Vida, promoveu hoje, na comunidade de Ponta D’Água, um leque de actividades para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil.
 
A data, que se assinala a 02 de Abril, visa, segundo Patrícia Macedo, coordenadora do projecto Histórias com Doces, em declarações à Inforpress, promover e incentivar a literacia infanto-juvenil.
 
A data, segundo lembrou, celebra o aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, conhecido por dedicar sua escrita aos contos infantojuvenis.
 
“Achamos por bem realizar algo para marcar este dia, e propusemos uma parceria ao projecto Escola de Vida, que prontamente aceitou trazer contos e histórias para as crianças da comunidade de Ponta d'Água”, disse.
 
Para assinalar a data, Patrícia Macedo avançou que está prevista a realização de workshops de escrita criativa para crianças, formação de contadores de histórias, implementação de bibliotecas infantis, entre outras actividades.
 
De acordo com Patrícia Macedo, que ressalta que o projecto está na sua fase inicial, vem promovendo, desde 2021, contação de histórias, mas que foi em 2022 que começou a implementar o projecto de forma mais ampla.
 
“Existem parcerias com instituições e associações comunitárias, bem como escolas, para promover sinergias e sessões de contação de histórias, incentivando as crianças a ler”, realçou, sublinhando que a contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação.
 
A coordenadora do Projecto Escola de Vida, Olívia Santiago, considerou a parceria “muito importante”, uma vez que as crianças podem ouvir histórias de forma lúdica e especial.
 
“É cada vez mais necessário trabalhar com as nossas crianças e jovens, incutindo-lhes os valores e aprimorando o seu conhecimento moral e intelectual”, defendeu, acrescentando que a contação de histórias é de suma importância para a educação infantil.
 
O projecto social Escola de Vida visa proporcionar às crianças um ambiente educacional baseado em valores e princípios humanos, através do desporto, cultura e outras áreas.
 
A data vem sendo celebrada desde 1967 e tem como propósito incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.
 
JRB/PC/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23