Porto Novo/Dia Mundial da Protecção Civil: Edilidade enaltece “excelente trabalho” dos bombeiros voluntários

01-03-2024 16:15

Porto Novo, 01 Mar (Inforpress) – A câmara do Porto Novo enalteceu hoje o “excelente trabalho” que os bombeiros voluntários têm estado a prestar aos porto-novenses, considerando que a corporação está actualmente mais e melhor preparada para atender às populações.

A autarquia porto-novense, em mensagem dirigida ao Corpo dos Bombeiros Voluntários do Porto Novo, deixou “uma palavra de satisfação e admiração pelo excelente trabalho” que a instituição tem promovido, contribuindo para um “serviço de uma protecção civil local mais e melhor organizada”.

Conforme a edilidade, “hoje” os bombeiros voluntários do Porto Novo e do Planalto Leste estão “melhor preparados, quer em termos de meios, quer em termos de formação, para minimamente acudir às solicitações de emergência” no território municipal.

As intervenções dos bombeiros voluntários, já com quase duas décadas de existência, acontecem na época das chuvas, durante incêndios florestais e domésticos, no resgate às vítimas, durante época balnear e em outras situações que requerem a actuação da corporação.  

Porém, o Corpo de Bombeiros do Porto Novo tem estado a pedir a profissionalização de, pelo menos, um grupo de bombeiros e a criação de um serviço de piquete durante 24 horas para que a instituição possa atender atempadamente às solicitações dos munícipes.

A autarquia diz reconhecer o trabalho que os bombeiros têm feito aos longos desses anos e a necessidade de se adotar este município de um corpo de bombeiros profissionais, mas admitiu que, nesta altura, é impossível devido à “elevada massa salarial” da autarquia.

Para 2024, a edilidade porto-novense promete melhorar as condições do trabalho e reforçar a capacidade técnica do Corpo dos Bombeiros do Porto Novo, pretendendo investir, para o efeito, mais de três mil contos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57