Mundial: Norte americana Moona Whyte, campeã do Mundo, triunfa na I Etapa de Kitesurf 2024 (c\vídeo)

19-02-2024 15:07

Santa Maria, Sal, 19 Fev. (Inforpress) - A velejadora norte-americana de Havai Moona Whyte, campeã do mundo de kitesurf, venceu hoje a I Etapa do Circuito Mundial de Kitesurf’2024, realizada na praia de Ponta Preta, ao bater na final a francesa Capucine  Delannoy.

Numa final muito concorrida entre as duas das maiores atletas do mundo de kite da actualidade, a norte-americana, muito conhecedora de Ponta Preta, onde tem vindo a reinar nos últimos anos, mostrou toda a sua força e técnica nas manobras com que bateu a francesa Capucine. 

A própria organização do “GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde”, enalteceu o desempenho de Whyte nas grandes vagas que continuam a “maravilhar” Ponta Preta, ressalvando que “Whyte vence com dois 10 perfeitos logo no final, aproveitando uma bateria dominante, dando-lhe a vitória na rodada de abertura da temporada”.

Delannoy, sublinhou, está melhorando rapidamente o seu surf nas ondas, tendo alcançado grandes números, mas “insuficientes” para fazer face à concorrência.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pela suíça Camille Losserand.

Já consagrada com o estatuto de vencedora da etapa de Ponta Preta, Moona Whyte manifestou à Inforpress toda a sua alegria pelo feito que acabara de conquistar nas ondas, assegurando que estavam criadas todas as condições aceitáveis para uma grande competição e que valeu a pena a luta.

Whyte disse que adora Ponta Preta, onde ficou consagrada como a rainha das suas ondas, e que, a seu ver, se diferencie das outras regiões pelas suas características, na prática de kite. Destacou, igualmente, a réplica da sua oponente, a francesa Capucine, a quem considera uma atleta com performance, que deu muita luta.

Agora, já com o título de kitesurf na manga, Whyte avançou que vai continuar a competir nesta praia, já que, uma vez mais, vai defender o título mundial em Wing-foil.

A praia de Ponta Preta recebe de 16 a 25 do corrente primeira etapa do circuito mundial do Mundial kitesurf e do Campeonato do Mundo de Wing-foil, masculinos e femininos, envolvendo os melhores praticantes do planeta, dos quais 15 cabo-verdianos, nas duas modalidades.

A etapa mundial de Ponta Preta conta com o concurso dos melhores velejadores, em representação de Cabo Verde, Brasil, EUA, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Canadá, Hungria, África do Sul, Espanha, Havaí, Marrocos, Austrália, Alemanha, Grécia, Bélgica, de entre outros pontos do globo.

A etapa de Ponta Preta prossegue agora com o Mundial de Wing-foil, em masculino e feminino, competição na qual o cabo-verdiano Wesley Brito inicia a defesa do título.

 

SR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19-06-2024 19:52
19-06-2024 19:42
19-06-2024 19:30
19-06-2024 19:17
19-06-2024 19:02