Ilha do Sal: Ministro congratula-se com abertura de mais uma creche na ilha turística

16-02-2024 21:10

Santa Maria, 16 Fev (Inforpress) - O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, congratulou-se hoje com a instalação de mais uma creche na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, cuja inauguração presidiu na tarde desta sexta-feira.

Trata-se de um projecto da Associação Abraçar Sal acarinhado pela Câmara Municipal do Sal e financiado pelo Governo, através do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

A creche social, denominada "Cresce Connosco", fica num dos blocos do projecto “Casa para Todos”, em Santa Maria, ao lado do edifício onde está instalada a sede da Polícia Municipal.

No mesmo momento, o titular da pasta da Família e Inclusão Social testemunhou também a inauguração de um jardim infantil, sob a responsabilidade da câmara.

“É este caminho que temos que continuar a fazer (…), nunca nos darmos por satisfeitos. O que fizemos até hoje é bom, mas queremos mais para conferir mais dignidade e condições de vida às pessoas”, manifestou Fernando Elísio Freire, destacando a importância do papel dos pais nos cuidados e na educação dos filhos e da família.

Admitindo, por outro lado, que o Governo tem que ter políticas para acudir as crianças no sentido de terem acesso a oportunidades, o governante analisou, entretanto, que as políticas de acesso a oportunidades ficam “incompletas” se não houver, cuidado, amor e responsabilidade familiar.

Fernando Elísio Freire concluiu fazendo fé num Cabo Verde desenvolvido e inclusivo onde todas as crianças tenham esperança de um futuro melhor.

“É nossa ambição fazer o nosso país cada vez maior”, finalizou.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, ciente de que não se pode fazer tudo de uma só vez, disse, porém, que as “prioridades estão bem definidas”.

“A infância é a prioridade aqui nesta ilha, e por isso temos feitos investimentos importantes na infância”, sublinhou o autarca, enunciando a conclusão de vários jardins e infraestruturas para a infância e juventude, em diferentes localidades da ilha.

“Todos os jardins infantis na ilha do Sal têm o apoio da Câmara do Sal (…), e apoio significativo. E este aqui é mais um de várias parcerias que temos com as organizações da sociedade civil”, concretizou.

Também a presidente da Associação Abraçar Sal, Maria José Silva, manifestou-se, “orgulhosa” com a concretização deste projecto social, não obstante os “desafios e obstáculos”, conforme salientou.

“É um momento muito significativo e importante para a nossa associação. A concretização deste projecto social muito nos orgulha e nos deixa profundamente felizes, pois foram muitos os desafios e obstáculos que tivemos que ultrapassar”, enfatizou.

A mesma fonte explicou, para concluir, que a ideia da criação da creche “Cresce Connosco” surgiu da necessidade identificada de meninos em idade de marcha, fora do sistema educativo em Santa Maria, porque os pais não tinham um lugar para deixá-los enquanto vão trabalhar. 

SC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 14:52
20-06-2024 14:45
20-06-2024 14:42
20-06-2024 14:40
20-06-2024 14:33