Ilha do Sal: Conferência aborda cenários e desafios da saúde mental em Cabo Verde e no Mundo

07-03-2024 17:27

Espargos, 07 Mar (Inforpress) - A Universidade de Santiago (Uni-Santiago) promoveu hoje, na ilha do Sal, uma conferência intitulada “Cenários e desafios da saúde mental em Cabo Verde e no Mundo” com o propósito de promover a saúde mental.

À Inforpress, a chefe do Departamento de Ciências e Saúde, da Uni-Santiago, Marcila Fernandes, explicou que a conferência se realiza no âmbito do programa "Rotas do Arquipélago", e tem como objectivo centrar-se na promoção da saúde mental ao invés de focar na doença mental em si.

“A par desta conferência, durante a semana temos vindo a desenvolver uma série de acções nas comunidades escolares e de uma forma geral, que visam a promoção da saúde mental e trazer a nossa abordagem de estratégias para implementar essas acções”, indicou.

“Aqui nós estamos a discutir os desafios da saúde mental em Cabo Verde e no mundo, mas com um retrato específico da ilha do Sal, para percebermos melhor como que é a avaliada a saúde mental da população do Sal, mas também trazer a público as ações que a Uni-Santiago tem vindo a desenvolver nesta questão”, acrescentou.

A também directora da US-Virtual, Marcila Fernandes, entende, assim, que para cuidar do outro, é necessário estar bem consigo próprio, por isso explicou, que a instituição tem vindo a apostar na saúde mental dos seus alunos para depois ir às comunidades.

“É neste sentido que criamos o programa "enfermaria nas escolas", visando atingir principalmente esse público pré-universitário, mas também temos acções voltadas para o ensino primário, porque entendemos que é um processo contínuo, desde a primeira infância até a fase adulta”, concluiu.

A conferência decorreu no Paços do Concelho e contou com profissionais da área, alunos da Uni-Santiago e pré-universitários do liceu Olavo Moniz em Espargos.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 19:33
16-06-2024 16:12
16-06-2024 16:03
16-06-2024 15:47
16-06-2024 14:57