Ilha do Sal: ASA assinala 40º aniversário com conferência sobre novos horizontes da aviação civil
Ilha do Sal: ASA assinala 40º aniversário com conferência sobre novos horizontes da aviação civil
Espargos, 09 Fev (Inforpress) - A Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) assinala 40º aniversário no dia 17 com uma conferência intitulada "Os Novos Horizontes da Aviação Civil com a Transformação Digital", entre um leque de actividades, desportivas, culturais e sociais.
De acordo com uma nota de imprensa, as actividades vêm decorrendo desde 05 de Fevereiro, com um torneio de futebolim, em homenagem a um dos mais antigos controlador aéreo Aguinaldo Morais, falecido na semana passada, devendo estender-se ao longo de todo o ano, envolvendo os colaboradores, parceiros da empresa e a população.
A realização da conferência acontece no dia 21, data em que se celebra também o aniversário da FIR Oceânica do Sal, evento que terá lugar no Hotel Hilton, em Santa Maria.
“Os desafios da economia digital no sector da aviação civil”; “A Governança digital – soluções inovadoras para a transformação da aviação civil”; “Competências tecnocientíficas a nível do digital para alavancar a transformação da aviação civil”; Legislação e acções da AAC a nível da segurança cibernética para a aviação civil”; “A transição digital nos serviços de navegação aérea – caso NAV Portugal”, são alguns temas escolhidos para reflexão e debate.
A Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea foi criada em 31 de Dezembro de 1983, através do decreto nº 114/83, considerando o desenvolvimento do transporte aéreo e a importância que a aviação civil revestia para a economia nacional.
A 17 de Fevereiro de 1984 procedeu-se ao empossamento dos titulares dos órgãos sociais da empresa.
Ao longo destes 40 anos, refere a mesma fonte, a ASA vem desempenhando um “papel fundamental” no sector da aviação civil, gerindo os aeroportos de Cabo Verde e a FIR (Região de Informação de Voo, em português) Oceânica do Sal, com foco na segurança e na qualidade dos serviços prestados.
“O percurso de sucesso da ASA deve-se, em particular, ao expressivo e extraordinário investimento que tem sido efetuado nos recursos humanos bem como em sistemas tecnológicos e conceitos operacionais adequados aos desafios de cada momento”, lê-se no documento.
SC/AA
Inforpress/Fim