Fogo: Presidente da República chega hoje à ilha para participar nas festas da Banderona em Campanas de Baixo

08-02-2024 12:58

São Filipe, 08 Fev (Inforpress) – O Presidente da República chega hoje à ilha do Fogo para uma visita de trabalho de dois dias e participar nas festas da Banderona, a maior festa tradicional da bandeira da ilha.

Uma nota de imprensa da Presidência da República indica que o Chefe de Estado responde ao convite dos devotos de São João Baptista, este ano encabeçados pela família “Kapalinha” e participa hoje nas festividades, dia em que se realiza uma “noite tradicional e cultural a Djarfogo” em homenagem a Palinha e que coincide com o último dia de pilão.

“O desejo dos foguenses é a gradual transformação desta forte tradição da ilha num cartaz cultural e turístico de excelência”, refere a nota de imprensa, sublinhando que José Maria Neves vê em manifestações culturais populares, como estas, um produto com “grande potencial diferenciador” para o almejado salto qualitativo no destino Cabo Verde, com base na diversificação turística do país.

Assim, José Maria Neves participa hoje na noite tradicional de gala da Banderona, cujas festas iniciaram a 20 de Janeiro e com término no dia 12 de Fevereiro, apoiando as iniciativas que visam dar cada vez maior projecção nacional e internacional às festas, mobilizando todo o país e a vasta diáspora.

Para a noite de hoje, está previsto um jantar em homenagem a Palinha com actuação de artistas foguenses como Yacine Rosa, Filipe Pereira “Bidonga”, Vavo, Manny Monteiro, Matias e Nhô Nany.

O Chefe do Estado, José Maria Neves, aproveita a estada na ilha para na sexta-feira, 09, visitar a convite da edilidade de São Filipe, um conjunto de obras concluídas e em curso, designadamente a piscina municipal, asfaltagem e arruamentos de cerca de uma dezena de vias incluindo a praça alameda de Cruz dos Passos e o estádio 5 de Julho, devendo o Presidente da República aproveitar a sua presença para dialogar com autoridades municipais, sociedade civil e cidadãos da ilha.

Com relação à Banderona destaca-se ainda a actuação na quarta-feira, denominada “noite branca” dos artistas Denis Graça, Mito Kaskas, Bnine Pantera e DJ Skrillexcv.

No dia 06 de Fevereiro, além do concurso Miss Banderona 2024, realizou-se a prova de atletismo feminino e masculino e para sexta-feira, 09 está programada a actuação de artistas como Grace Évora, Zuleica Rosário, Tony Barros e Thony Rosa.

Dezenas de emigrantes da comunidade de Campanas de Baixo, sobretudo radicados nos Estados Unidos da América encontram-se na ilha do Fogo para as festas, e diariamente, no período da tarde/noite, regista-se grande movimentação de pessoas e circulação de viaturas na comunidade de Campanas de Baixo e em toda a zona norte do município de São Filipe.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


21-06-2024 8:04
21-06-2024 7:51
20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37