Chã das Caldeiras: Elaboração do desenho conceptual e dos projectos de arquitectura da aldeia turística rural inicia-se no sábado

01-02-2024 11:58

São Filipe, 01 Fev (Inforpress) – O processo de elaboração do desenho conceptual e dos projectos de arquitectura e especialidades da aldeia rural de Chã das Caldeiras inicia-se sábado, 03 de Fevereiro, com a chegada de uma equipa técnica para levantamento dos dados.

O presidente da câmara de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, disse que a equipa constituída por mais de uma dezena de técnicos, de entre arquitectos e estagiários vão permanecer em Chã das Caldeiras durante cinco dias para levantamento de dados no quadro do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais.

A equipa pretende munir-se dos dados relacionados com os planos urbanísticos, obras de intervenções físicas que contribuirão para o desenvolvimento do projecto de aldeia turística rural de Chã das Caldeiras.

Assim vão recolher dados relativos aos edifícios beneficiários com quartos e casas de banho, identificação dos caminhos vicinais, os equipamentos colectivos contemplados, todas as infra-estruturas urbanas e rurais previstas no programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais, assim como o processo de recolha de resíduos sólidos na localidade.

Igualmente a equipa técnica vai recolher dados relativos à ligação domiciliária de água potável, sistema de drenagem de águas pluviais, assim como a questão de mobilidade e acessibilidade da aldeia, promovendo-a como um destino turístico.

No quadro do programa de aldeia turística está previsto para Chã das Caldeiras, um conjunto de projectos como a construção de placa desportiva, centro de produção e venda de produtos artesanais, revestimento exterior de algumas casas para uniformização da paisagem, construção de Unidade Sanitária de Base (USB) e de algumas casas de banho, num investimento superior a 50 mil contos nesta etapa.

Além desta equipa técnica da empresa contratada para elaborar o desenho conceptual de arquitectura (infra-estruturas), uma outra empresa está a trabalhar na comunidade na vertente de fomento empresarial, segundo o edil de Santa Catarina, tudo no quadro do programa de valorização turística e ambiental das aldeias rurais.

Com relação à Unidade Sanitária de Base (USB), que está sendo edificada em parceria com a Associação Nôs Ku Nhos, a mesma que reabilitou o antigo posto de saúde que existia em Chã das Caldeiras e que foi “engolida” pelas lavas da erupção vulcânica de 2014, a infra-estrutura, segundo Alberto Nunes fica concluída na próxima semana, faltando apenas o seu equipamento para entrar em funcionamento.

O processo de ligação domiciliária de energia eléctrica está a avançar e até o momento 23 residências já dispõem de energia eléctrica, assim como a sede da Associação dos Guias Turísticos de Chã das Caldeiras, estando a empresa responsável pela electrificação a preparar para fazer a ligação de energia no complexo educativo de Chã das Caldeiras.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


13-06-2024 17:11
13-06-2024 17:40
13-06-2024 16:59
13-06-2024 16:46
13-06-2024 16:42