Carlos Monteiro realça trabalho “meritório” desenvolvido pela Associação Comunitária Eugénio Lima

08-03-2024 13:54

Cidade da Praia, 08 Mar (Inforpress) –  O ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto destacou hoje o trabalho “meritório” desenvolvido ao longo desses anos pela Associação Comunitária Eugénio Lima (ACAEL), tendo reconhecido o papel fundamental no suporte e complementaridade do sistema educacional.

Carlos Monteiro em entrevista à Inforpress após efectuar uma visita às instalações da associação enquadrada no âmbito do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 08 de Março, avançou que o propósito da iniciativa é testemunhar e homenagear a luta diária das mulheres.

“Temos aqui crianças a receber apoio fora do horário escolar para poder melhorar a sua performance nas escolas, temos idosos que vêm receber refeições quentes e têm também cuidados em casa, uma biblioteca que estão a montar e tudo isso para ajudar a formar melhor criança, adolescente e jovens” referiu, reconhecendo o importante papel da associação nas intervenções comunitárias.

Carlos Monteiro assegurou que o Governo vai continuar “lado a lado” das associações, com apoio e auxílio aos programas de financiamento.

A presidente da Associação Comunitária Eugénio Lima, Ricardina da Veiga, realçou que neste momento, o espaço alberga 90 crianças distribuídas nas aulas de artes plásticas, desenho, pintura e artesanato.

Avançou que o grupo oferece refeições quentes aos idosos, gabinete de atendimento psicológico para trabalhar a questão da saúde mental como uma preocupação social, adiantando que pretende abrir ainda este mês uma biblioteca comunitária.

Ricardina da Veiga revelou que as refeições quentes são garantidas através de um “djunta mon” dos membros da comunidade que ajudam com alimentos, e também a Igreja Paroquial que oferece mantimentos regulares.

O espaço é alugado, no entanto acrescentou que o projecto para construção de uma sede já está finalizado e que aguardam a decisão da câmara municipal para ceder o terreno que também já foi identificado.

O principal desafio, reiterou, tem a ver com o financiamento dos projectos e o serviço de voluntariado, sublinhando que a associação tem a necessidade de profissionalizar os recursos humanos para dar respostas a problemáticas do bairro.

No programa de visitas no período da manhã, o ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto visitou ainda a Associação Comunitária de São Paulo em Ponta d'Água e Associação para desenvolvimento Sócio Educativo de Tira Chapéu.

À tarde está programada visita à Associação de Desenvolvimento de Palmarejo Grande às 15:00 e à Associação Comunitária de Achada Grande Trás pelas 17:00.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 9:45
14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
14-06-2024 8:00