Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – A Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) vai patrocinar as atletas cabo-verdianas Janice Varela e Ludmila Varela nas eliminatória de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, na modalidade de voleibol de praia.
A formalização desse patrocínio aconteceu hoje, na Cidade da Praia, através da assinatura de um protocolo entre a instituição que administra os portos de Cabo Verde e o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
Na ocasião, o presidente do conselho de administração da Enapor, Alcídio Lopes, classificou esse apoio às “meninas do vólei” de uma “grande responsabilidade, por ser o desporto um pilar importante da sociedade cabo-verdiana”.
“Por isso, associar o nome da Enapor ao desporto, que não seja o náutico, que temos vindo a apoiar, é o culminar de um processo de assunção de uma responsabilidade que tem retorno para todo o Pais”, explicou.
Sem avançar números, o responsável disse que doravante as atletas têm de colocar o foco nas eliminatórias que vão acontecer em Marrocos, uma vez que já vão contar com apoio financeiro da Enapor e de outras empresas que abraçam as causas desportivas.
Por sua vez, o presidente do IDJ, Frederic Mbassa, informou que a Federação Cabo-verdiana de Voleibol apresentou um orçamento de cerca um milhão de escudos para a participação de Cabo Verde nesta competição.
“Dentro deste orçamento apresentado pela FCV nós estamos a reunir parceiros para cumprir com o que está estipulado”, explicou Frederic Mbassa, garantindo que o Governo tem apoiado todas as federações que estão a preparar as qualificações para os Jogos Olímpicos.
“Nós temos procurado engajar os parceiros com as federações das diferentes modalidades (…) e todo o ecossistema público está virado e com compromisso claro para apoiar o desenvolvimento do desporto”, precisou o presidente do IDJ.
Já a atleta Ludmila Varela considerou que este apoio significa uma “grande motivação”, por demonstrar que podem contar com o apoio do País.
“Sendo assim, vamos fazer a nossa parte que é continuar a ter uma boa prestação e viajar para Marrocos com o objectivo de conseguirmos a qualificação para os Jogos Olímpicos”, prometeu a atleta natural do Tarrafal de Santiago.
Em relação aos treinos disse que, não obstante os condicionalismos da pandemia, nunca pararam, apontando a falta de competição como um factor negativo nesta fase de preparação para as eliminatórias.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio, vão acontecer de 23 de Julho a 08 de Agosto, na cidade de Tóquio (Japão).
OM/HF
Inforpress/Fim