Visitas a infraestruturas de requalificação urbana para assinalar o Dia Mundial das Cidades

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress)  –  O Dia Mundial das Cidades é comemorado este ano sob o lema “Construindo cidades resilientes e sustentáveis” e, para assinalar a data, a ONU-Habitat realiza, em parceria com a edilidade praiense, visitas a  infraestruturas de requalificação urbana.

Este  acto simbólico, lê-se na nota,  visa “encorajar o poder local” como actor estratégico de melhoria dos assentamentos informais e na sua “contribuição decisiva” para a construção de cidades “resilientes, seguras, inclusivas e sustentáveis”.

Espera-se com esta efeméride  “promover o engajamento” da comunidade internacional no fenómeno global da urbanização, impulsionar a cooperação entre os países no cumprimento das oportunidades e resolver os desafios da urbanização, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.

De acordo com uma nota de imprensa da ONU-Habitat, a que a Inforpress teve acesso, a Cidade da Praia foi uma das cidades-piloto desta organização mundial na implementação do Programa Resiliência Urbana e Acções de Planeamento para Cidades Resilientes e Sustentáveis.

Acrescenta  a fonte da Inforpress  que a Cidade da Praia concluiu “com sucesso” o programa e, por isso, no mês dedicado à urbanização em todo o mundo, o “Outubro Urbano”, a ONU-Habitat Cabo Verde  vai visitar algumas infra-estruturas  realizadas na capital para “reconhecer o trabalho da câmara municipal” na implementação da Nova Agenda Urbana na Cidade da Praia, com a implementação de projectos de desenvolvimento urbano dos bairros da capital.

O primeiro Dia Mundial da Cidades foi celebrado em Xangai, na China, em 31 de Outubro de 2014, sob o lema: “Levando as transformações urbanas”.

Este ano, é comemorado sob o lema “Construindo cidades resilientes”.

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos