Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Visita PR/Angola: José Maria Neves diz que atingiu todos objectivos preconizados (c/vídeo)

Luanda, 11 Jan (Inforpress) – O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje ter atingido todos os objectivos preconizados com a sua primeira visita de Estado efectuada na qualidade de Chefe de Estado, tendo Angola sido o país escolhido.

Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com a comunidade cabo-verdiana, em Luanda, José Maria Neves começou por dizer que a visita foi “um sucesso” e que ultrapassou as suas expectativas, tendo sido, “a todos os títulos”, das “melhores visitas” que já fez ao exterior, enquanto titular de cargo político.

“Atingimos todos os objectivos preconizados, há condições para o reforço das relações de amizade e de cooperação entre Angola e Cabo Verde. As relações já são excelentes, agora é elevar o patamar e é sempre possível ir mais longe”, afirmou.

José Maria Neves frisou ainda que o Presidente da República da Angola, João Lourenço, visitará proximamente Cabo Verde, para que seja retribuída toda a amizade e a “forma calorosa” como a delegação cabo-verdiana foi recebida em Angola e para também para serem selados os compromissos, designadamente o de reforço das relações de amizade e de cooperação, das relações no domínio dos transportes aéreos e marítimos.

A deslocação de João Lourenço ao arquipélago deverá ainda, segundo o Presidente cabo-verdiano, servir para se firmar as relações no domínio do turismo, do ensino superior, ciência e inovação, da reforma do Estado e da Administração Pública e, também, reforçar as relações económico empresariais, estabelecendo parcerias entre diferentes empresas angolanas e cabo-verdianas nos mais diferentes domínios.

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola. que termina amanhã, quarta-feira, 12.
Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Da agenda da primeira visita oficial do Chefe de Estado constaram pontos como um encontro com o Presidente João Lourenço, na segunda-feira, no Palácio Presidencial, a que se seguiu uma declaração conjunta à comunicação social, onde os dois presidentes manifestaram-se interessados na elevação das “excelentes relações de amizade e cooperação” ao patamar de “parceria estratégica”.

Ainda na segunda-feira, José Maria Neves discursou na Assembleia Nacional, momento aproveitado para se dirigir “ao povo angolano”, como afirmou. A visita contemplou ainda, dentre outros, um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada em Angola.
Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves.

GSF/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos