VIII CVMA: Vencedora do prémio morna Cremilda Medina apela à valorização desse género musical

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – A cantora Cremilda Medina, que venceu, na madrugada de domingo, o prémio de melhor morna com a música “Sonho dum Criola” na VIII gala dos CVMA apelou à valorização desse género musical cabo-verdiano.

Ao subir ao palco para receber das mãos do ministro da cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, o troféu de melhor morna, a jovem com lágrimas nos olhos pediu a todos que valorizem a morna sem esperar “nada em troca”.

Conforme disse, no início da sua carreira por várias vezes decidiu desistir de interpretar a morna, pois não conseguia interpretá-la bem, e até ainda hoje não a interpreta a 100 por cento, mas foi graças ao apoio do seu marido e manager que conseguiu resistir ao “menosprezo” do público que se levantava da sala ao ouvir uma morna.

Entretanto, neste momento em que a morna é candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade, sublinhou, muitas pessoas estão a “aproveitar” deste momento para dizer que sempre gostaram da morna.

“Devemos pegar na nossa cultura e valorizá-la desde a primeira hora e não esperar um momento oportunista para ter uma certa visibilidade com ela”, recomendou.

Cremilda Medina, que estava nomeada em quatro categorias, conseguiu apenas a de morna, mas também levou para a casa, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de artista popular da internet atribuído pelo “Sapo Awards”.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos