Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Vice-presidente do MpD pede mais confiança dos jovens no País e na retoma da economia

Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – O vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Fernando Elísio Freire, exortou hoje os jovens a terem mais confiança no País e na retoma do crescimento económico com novas valências em prol do desenvolvimento de Cabo Verde.

Fernando Elísio Freire lançou este apelo durante uma conversa aberta com os jovens da cidade da Praia, promovida pela Juventude para a Democracia (JpD), que teve como intuito abordar as questões que afligem os jovens, bem como recolher subsídios para as políticas públicas para o sector no novo ciclo que se avizinha.

“Viemos aqui trazer uma mensagem de esperança aos jovens, uma mensagem de confiança no nosso País e no futuro que nos aguarda. Todos sabem como é que governamos de 2016 até finais de 2019, num contexto de muita seca, mas com grande crescimento económico, redução do desemprego jovem, aumento de exportação, criação de riquezas, conseguimos aumentar a auto-estima dos cabo-verdianos”, declarou.

Entretanto, acrescentou, o país que também foi afectado pela pandemia da covid-19, tem conseguido aguentar-se face às dificuldades e tem contado com o “apoio, a determinação e o empenho da juventude cabo-verdiana”, que, no seu entender, está preparada para trilhar o caminho da transformação do país.

Lembrou que o desenvolvimento de Cabo Verde e a qualidade de vida dos cabo-verdianos em 2016 estavam muito abaixo do desejado, destacando que a juventude cabo-verdiana estava sem esperança e sem opção no que se refere à criação de emprego, formação profissional e ingresso no mercado de trabalho.

Destacou os ganhos registados nos últimos anos, com o MpD, que reforçou e colocou as preocupações e problemas que afectam a classe juvenil no centro da sua governação, apostando na “implementação de políticas públicas e sociais”.

“Em 2016, isto mudou, tivemos a criação de estágio profissional tanto no sector público como privados, incremento ou reforço da formação profissional, isenção de propinas do ensino básico ao secundário, inclusão no sistema educativo das pessoas com deficiências, retoma da bonificação de juros para a juventude, realização de obras que permitem desencravar as zonas com potenciais turísticas”, apontou, ressalvando que as medidas governamentais permitiram reduzir a taxa de desemprego e que o país crescesse cinco vezes mais.

O vice-presidente do MpD exortou ainda os jovens a terem atitude e vontade em dar o seu contributo em prol do desenvolvimento de Cabo Verde, realçando que graças ao engajamento de todos os cabo-verdianos foi possível, nos últimos quatro anos, construir um país mais resiliente.

“Temos de continuar neste caminho, seguro que estamos a construir, um caminho que permite mais liberdade, democracia, desenvolvimento, um caminho que permite a Cabo Verde continuar a ser um país credível”, apelou.

Por seu turno, o presidente da Juventude para a Democracia, Euclides Silva, afirmou que a conversa aberta, tendo como convidado o vice-presidente do MpD, partido que sustenta o Governo, enquadra-se no âmbito do plano de actividades da JpD realizado regularmente, com o objectivo de auscultar os jovens e recolha de subsídios para a reformulação de políticas públicas.

Quanto à representatividade de jovens na lista para as eleições legislativas de 18 de Abril, disse que a JpD defende a importância da juventude cabo-verdiana também fazer parte do processo do desenvolvimento do País e com participação activa na vida política.

Daí, realçou, a forte aposta da JpD na formação e capacitação dos seus membros, lembrando, por outro lado, que a juventude deve também se esforçar para que, perante o partido, se apresente como solução e alternativa, tendo se mostrado satisfeito com o número de integrantes jovens nas listas de candidaturas nas eleições legislativas 2021.

CM/JMV
Inforpress/fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos