Vice-presidente do CCPPCh reitera apoio do Governo chinês para o reforço do sistema informático cabo-verdiano

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O vice-presidente do Comité Nacional de Conferência Consultiva Política Popular da China(CCPPCh), Wang Gang, reiterou hoje a disponibilidade do Governo chinês em continuar a apoiar Cabo Verde no reforço da segurança do seu sistema informático.

Essa disponibilidade foi manifestada durante uma visita realizada, na manhã deste sábado, ao Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) onde foi-lhe apresentado o Data Center e todo o trabalho que essa instituição vem desenvolvendo ao longo dos 19 anos da sua criação.

Wang Gang manifestou-se agradado com as explicações recebidas dos administradores, tendo classificado o sistema do NOSI como um grande exemplo de segurança no sistema informático.

“Estar a trabalhar durante sete dias de semana, garantindo a disponibilidade e a segurança da rede é importante e o facto de estarem sempre atentos para detectar as anomalias e não permitir que as tentativas de ataques se efectivem é muito bom”, disse em conversa com os dirigentes do NOSI, durante a qual ficou a saber que todos os dias são registados centenas de ataques que não se efectivam devido à robustez do sistema.

Para o administrador do NOSI, Aruna Handem, trata-se de um elogio que orgulha e mostra que o NOSI está num “bom caminho”, e que dá alento para continuar a trabalhar.

“Há ainda muito por fazer e nós queremos fazê-lo com boas parcerias, com um bom enquadramento principal para percebermos o que Cabo Verde precisa, neste momento, para o desenvolvimento das tecnologias”, disse.

Aruna Handem frisou que o NOSI sempre teve uma boa parceria com o Governo chinês e todas as empresas que actuam nessa área, em especial a Hawuei que, conforme indicou, tem também utilizado Cabo Verde como uma boa amostra para a sub-região Oeste africana.

“Eles nos vêem como um parceiro fundamental nessa estratégia de atingir o mercado africano, e nós vemos as empresas chinesas e toda a estrutura que eles trazem como ajuda para desenvolvermos as nossas estratégias da criação dos tais hubs de tecnologia aqui em Cabo Verde”, disse.

Na manhã de hoje o vice-presidente do CCPPCh e sua comitiva, acompanhados do vice-presidente do Assembleia Nacional, Austelino Correia, e dos deputados que integram o grupo de amizade China/Cabo Verde, visitaram o Centro Operacional do projecto Cidade Segura, da Polícia Nacional, e as obras do Campus da Universidade de Cabo Verde, implementados com o apoio do Governo Chinês.

O vice-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Politica Popular da China (CCPPCh), Wan Gang, encontra-se em Cabo Verde para uma visita de três dias, a convite do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos