Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Verdefam acredita no empoderamento da sociedade civil como uma condição para um Estado forte

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (VerdeFam) disse hoje que o empoderamento da sociedade civil é uma condição para que o País possa ter um Estado forte, enquanto pilar essencial do desenvolvimento sustentável.

Francisco Tavares fez esta consideração à imprensa esta manhã na Cidade da Praia, na sequência da visita do ministro da Família, Inclusão Social e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, tendo afiançado que a Verdefam está em várias frentes internacionais, liderando a plataforma nacional das ONG em toda a África Ocidental e Central.

Considerando que “não há desenvolvimento sem agenda”, Francisco Tavares referiu que a Verdefam está em sintonia com o Governo, lembrando, contudo, que não deve existir uma agenda do Executivo e uma outra das ONG, com o argumento que agenda do Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde deve ser referenciada para toda a sociedade civil.

Com esta forma, observou, a agenda pode enquadrar todas as suas causas, reafirmando que com esta via estariam “todos a remar no mesmo sentido”, reançando que com um percurso dos seus 26 anos, a Verdefam vai colocar o melhor das suas relações internacionais no País como um activo ao serviço de uma melhor eficiência na saúde reprodutiva.

“Nós vamos estar daqui para frente a trabalhar com o Governo para que a gente tenha uma agenda de trabalho e a mobilizar a sociedade civil cabo-verdiana para a causa do desenvolvimento saudável”, sintetizou, acrescentando que estão criadas as condições para que as ONG ganhem mais fulgor.

“Já está definido o papel das ONG para que haja o desenvolvimento sustentável, o papel do sector privado, o papel do Estado e dos outros actores”, disse Tavares, especificando que se trata de executar a agenda nacional.

SR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos