Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Vera Duarte recebe prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021

Cidade da Praia, 28 Set (Inforpress) – A escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina recebe no dia 02 de Outubro o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2021, em reconhecimento pela sua “luta no  activismo literário e cultural sobre os direitos humanos”.

Este prémio é promovido no âmbito do Freixo Festival Internacional de Literatura, um evento de referência cultural para a literatura em língua portuguesa.

Instituído desde 2017, em Portugal, o primeiro prémio foi atribuído a Manuel Alegre, seguindo-se Nuno Júdice, em 2018, e José Jorge Letria em 2019.

Em 2020, o prémio foi entregue a Ana Luísa Amaral.

Ainda em 2020, o prémio foi alargado aos restantes países da lusofonia, tendo sido o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, agraciado com este prémio.

Este ano, para além de Vera Duarte, foram distinguidos com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia, Albertino Bragança (São Tomé e Príncipe), Abraão Bezerra Batista (Brasil) Abdulai Sila (Guiné-Bissau), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Agustín Nze Nfumu (Guiné Equatorial), João Tala (Angola) e Xanana Gusmão (Timor-Leste).

Guerra Junqueiro assumiu um papel político e social de relevo na sua época, revolucionando e inspirando a formação de poetas e escritores do século XX.

Este prémio literário, que tem Guerra Junqueiro como patrono, pretende destacar e evidenciar todos aqueles que partilham dos mesmos ideais, e que utilizam a escrita para defender as causas que foi, em tempos, a luta deste grande poeta português.

“Vera Duarte Pina é conhecida e reconhecida nas lutas que encabeça em defesa dos direitos humanos. E não é possível dissociar a vida literária de Vera Duarte Pina com o ativismo literário e cultural a que nos habituou ao longo dos anos”, referiu a curadora do Prémio, Avelina Ferraz.

O evento acontece na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia, no dia 02 de Outubro, as 17:00, e será apresentada por Norma Lima.

AT/HR//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos