Vera Duarte eleita membro correspondente Lusófona da Academia de Ciências de Lisboa

 

Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) – A escritora e poetisa cabo-verdiana, Vera Duarte foi eleita membro correspondente Lusófona da Academia de Ciências de Lisboa no Plenário de Sócios-Efectivos da Classe desta Academia que decorreu no passado 09 de Maio.

A informação foi avançada hoje, em uma nota de imprensa do Governo enviada à Inforpress, em que o executivo parabeniza a também presidente da Academia cabo-verdiana de Letras (ACL) pelo feito que “enaltece” a literatura cabo-verdiana.

“É com maior alegria que o Governo de Cabo Verde recebeu a notícia de que a escritora Vera Duarte Lobo de Pina foi eleita no passado dia 09 de Maio, como membro correspondente lusófona, para a prestigiada Academia de Ciências de Lisboa”, lê-se na nota do Governo em nome do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, na pessoa do ministro Abraão Vicente.

De acordo com a mesma nota, a decisão de eleger Vera Duarte como sócia-correspondente da Lusófono foi por unanimidade.

Vera Valentina Benrós de Melo Duarte Lobo de Pina, nasceu no Mindelo, 02 de Outubro de 1952 é jurista e escritora, e foi ministra da Educação e do Ensino Superior.

Desempenhou funções de juíza conselheira do Supremo Tribunal da Justiça e conselheira do Presidente da República. Em 1995, recebeu o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, em reconhecimento à sua luta em defesa dos direitos humanos.

Integrou a Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Comissão Internacional de Juristas.

Estreou-se na literatura em 1993, com o livro de poemas “Amanhã Amadrugada” (2008), e seu primeiro romance, “A Candidata” (2003), recebeu o Prémio Sonangol de Literatura.

Entre as suas publicações constam o livro de poesia “Amanhã amadrugada (1993), “O arquipélago da paixão” (2001), “Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança” (2005), Exercícios poéticos Romance (2010), “A candidata Ensaios” (2003) e Construindo a utopia (2007).

Em 2016 foi eleita Patrona dos Colóquios da Lusofonia.

FM

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos