Venezuela: Oposição não aceita resultados oficiais das eleições para governadores

 

Caracas, 16 Out (Inforpress) – A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou hoje os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que dão conta de que o chavismo elegeu 17 dos 23 governadores nas eleições de domingo.

“Nem a Venezuela nem o mundo acreditam nesse conto que nos contaram. Solicitámos aos comandos regionais que verifiquem todo o processo, que se audite tudo, inclusive nos Estados em que candidatos da Unidade (oposição) foram declarados vencedores”, disse o porta-voz da MUD.

Durante uma conferência de imprensa em Caracas, Gerardo Blyde explicou que a não aceitação dos resultados se deve a violações da lei cometidas durante o processo, centros eleitorais que não abriram na hora estabelecida e à falta de testemunhas.

“Que se audite todo o processo. Pedimos também aos candidatos que programem acções nas ruas em respaldo ao que estamos a denunciar. Estamos num momento muito grave para a República e o país. Vamos lutar para mudar este sistema eleitoral”, disse.

Segundo Gerardo Blyde, mais de 700.000 eleitores foram afectados por transferências para outros centros eleitorais.

“Nós tentámos e fizemo-lo com a consciência de que somos democratas, com regras, mas urge fazer um chamado como cidadãos e venezuelanos, para unificar-nos num só critério. Este sistema eleitoral não é confiável”, frisou.

Dados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), dão conta que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido no Governo), ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições de domingo.

Segundo o CNE, o PSUV terá governadores nos Estados de Amazonas, Apure, Arágua, Barinas, Carabobo, Cojedes, Falcón, Guárico, Lara, Miranda, Monágas, Portuguesa, Sucre, Trujillo, Yaracuy, Delta Amacuro e Vargas.

Os estados de Anzoátegui, Nueva Esparta, Táchira, Mérida e Zúlia vão ser governados por opositores.
Ainda não foram apurados os resultados do estado venezuelano de Bolívar.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos