Vândrea Monteiro destaca papel transformador do ensino da arte teatral nas comunidades

Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – A directora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vândrea Monteiro, destacou hoje, na Cidade da Praia, a importância do ensino das artes nas comunidades, especialmente do teatro, que desempenha um papel crucial na formação da sociedade.

Vândrea Monteiro falava à imprensa à margem da formação de teatro promovida pelo ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direcção-Geral das Artes e das Indústrias Criativas, em parceria com o Teatro Praga, companhia de Portugal.

Com duração de oito dias, a formação é ministrada por dois profissionais do Teatro Praga, Cláudia Jardim e Diogo Bentone, contando com a participação de cerca de 20 participantes.

“Estão aqui não só para ensinar, mas também para a partilha de conhecimentos, conhecer o nosso teatro, os nossos actores, como se faz o teatro aqui, como é que se vive do teatro daqui e viver da nossa cultura que é tão singular e particular”, salientou.

O evento formativo está dividido em dois períodos: de manhã, destinado a dançarinos da Escola Dança e Arte de Guret, e o período de tarde está a ser reservado aos grupos de teatro, que estão sendo formados para serem formadores de teatro, dada a carência existente principalmente na ilha de Santiago.

“As crianças são dançarinas, mas às vezes esquecemos da importância do saber estar no palco, da presença do palco, do reconhecimento do espaço que é uma técnica muito tratada no teatro, o respeitar o espaço do outro e saber que partilhamos o palco”, explicou Vândrea Monteiro para quem todos os profissionais ligados à arte e à comunicação deveriam aprender técnicas de teatro pelos motivos apresentados acima.

Instada sobre a situação do teatro no País, a mesma ressaltou que “é boa” dada a existência de vários grupos de teatro no País, a presença de dois teatros internacionais a acontecer nas ilhas de São Vicente e de Santiago.

“Acho que devíamos focar mais na importância do teatro dentro da própria comunidade, a arte, o teatro tem o poder de moldar o ser humano, por isso a necessidade de investir no teatro. Temos o projecto Bolsa de Acesso à Cultura que é levar a arte às comunidades, aos mais novos, porque cultura e arte são o futuro, podemos sensibilizar as pessoas, mudar a sociedade através da introdução de ensino de arte dentro das comunidades”, concretizou.

Na agenda do Teatro Praga inclui-se também a apresentação da peça de Teatro Romeu e Julieta para o público infantil a acontecer no Auditório Nacional Jorge Barbosa no dia 14 de Setembro às 19:30.

TC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos