Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Vacinação contra vírus do papiloma humano vai iniciar em Agosto – ministro

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, garantiu hoje que a vacinação contra o vírus do papiloma humano, lançado oficialmente em Fevereiro, vai arrancar em Agosto antes do início do ano lectivo em todo o país.

A garantia foi dada por Arlindo do Rosário, à imprensa, após uma visita efectuada ao Serviço de Saúde Reprodutiva/Planeamento Familiar do Centro de Saúde da Achada de Santo António, no âmbito da celebração do Dia Mundial da População, assinalado no dia 11.

Em Fevereiro, o ministro avançou que a vacinação iria abranger, numa primeira fase, cerca de 4.900 meninas com dez anos, fez-se também o lançamento da vacinação contra a hepatite B e do caderno de saúde da criança e do adolescente.

A vacinação contra HPV lançada por Cabo Verde requer duas doses, para garantir a imunização e será alargado, segundo declarações de responsáveis do sector da saúde no lançamento da vacina, a meninas com idade até 13 anos a partir de 2022.

Isto porque a imunização teria impacto na saúde das mulheres, na redução da morbidade e mortalidade.

O HPV, transmitido por contacto sexual, é responsável por 70 por cento (%) dos casos do cancro do colo do útero registados a nível mundial.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos