Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Urdi: Elaine de Pina vence concurso Klaridad do Salão Created in Cabo Verde

Mindelo, 25 Nov (Inforpress) – A arquitecta Elaine de Pina foi a vencedora do concurso de design Klaridad, que integra o Salão ‘Created in Cabo Verde’ da Feira de Artesanato e Design – Urdi, cujo resultado foi divulgado hoje, no Mindelo.

A arquitecta concorreu para o “Klaridad – imaginar futuros” com a peça “Barro fresco” que, segundo a concorrente, pretende dar resposta à necessidade de se refrescar lugares no Verão sem recorrer à energia eléctrica. 

“Como em Cabo Verde as famílias não têm um rendimento muito alto, quis pensar em algo que resolvesse esse problema de aquecimento que temos, sem ter que gastar energia eléctrica”, explicou Elaine de Pina, referindo-se à peça feita de barro, com um afunilamento que permite ao ar entrar quente de um lado e sair fresco do outro. 

A arquitecta, que disse ter ficado “muito contente” com o resultado na construção da sua peça, remeteu o seu uso para fachadas de edifícios, para decoração e vários outros usos, personalizados através desta concepção artesanal, que contou com a parceira da Associação Terra Cota, na parte cerâmica, e Oficinas Lizardo, na parte metálica. 

A concurso estiveram onze peças, expostas agora no Centro Cultural do Mindelo, que propõem soluções diversas de várias utilidades. 

Segundo o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, o Salão Created in Cabo Verde tem feito sair “peças emblemáticas” que poderão, futuramente, fazer parte de um museu de design. 

“Mas, também fazendo com que os nossos criativos procurem um mercado através das peças que aqui criamos”, afiançou o ministro. 

Também fazem parte do salão a Residência Criativa – Pote e a oficina URDI Júnior, que vão ser inauguradas esta sexta-feira, 26, na Galeria Zero Point Art e no Centro Cultural do Mindelo, respectivamente. 

Ainda hoje, a Urdi prossegue com a apresentação, na Praça Nova, das batucadeiras de Ribeira Grande de Santiago, um dos municípios convidados desta sexta edição, juntamente com a ilha do Sal. 

LN/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos