Porto Novo, 01 Mar (Inforpress) – A Universidade Técnica do Atlântico (UTA), com sede no Mindelo, terá até 2025 todas as unidades orgânicas, centros de investigação e serviços a funcionarem em pleno, além de todos os normativos e ciclos de estudos.
A informação foi avançada, terça-feira, pela pró-reitora da UTA, Lia Medina, durante o fórum sobre as necessidades de formação e investigação no domínio agroambiental na região Norte de Cabo Verde, que decorreu na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, numa iniciativa do Instituto das Ciências e Tecnologias Agrárias (ICTA).
“O nosso desafio é dotar, até 2025, a UTA de todos os normativos, serviços, unidades orgânicas, centros de investigação e ciclos de estudos necessários para atingir os seus objectivos”, indicou Lia Medina.
Para além do Instituto da Engenharia e Ciências do Mar, em São Vicente, a UTA já tem em funcionamento também uma segunda unidade orgânica, o ICTA, em Santo Antão, e tem em processo de instalação a terceira unidade, o Instituto de Aeronáutica e Industria Turística, na ilha do Sal.
A UTA, que é a segunda universidade pública do País, entrou em funcionamento em Janeiro de 2020, pretendendo ser “uma instituição de ensino superior de referência na região Norte de Cabo Verde”, avançou a pró-reitora.
Adiantou que esta universidade, além das áreas ligadas às tecnologias e economia azul, pretende ainda alargar a sua acção nos domínios ligados à economia verde, ao turismo, à cultura e às finanças.
JM/ZS
Inforpress/Fim