Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Universidade Lusófona promove palestra sobre “Confrontos na Economia Azul” tendo o papel de Cabo Verde no horizonte

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – A Universidade Lusófona de Cabo Verde, Pólo da Praia, promoveu quarta-feira a palestra “Confrontos na Economia Azul”, com o objectivo de mostrar o papel do país em conseguir adaptar-se à transformação económica que se verifica no mundo.

De acordo com o palestrante, o professor universitário português e economista José Gonçalves, o evento abordou a questão do confronto da economia actual, sabendo que “o sector está a ser refeito”, a nível das grandes potências, mas também ao nível das médias potencias.

“Este quadro significa que estamos numa transição económica, que muitas vezes demora algum tempo e são agressivas”, adiantou.

Conforme explicou, sempre que aparecerem novas tecnologias, duas coisas foram constantes:  houve desemprego, ou seja, nem toda a gente se adaptou às novas tecnologias.

O segundo ponto é que nessas mudanças toda a gente procura ter o máximo de controlo sobre a inovação tecnológica, para manter a hegemonia e isso “é contestado por outros”, exemplificando casos de disputa entre a China os Estados Unidos da América.

Para o economista, esses dois pontos são essenciais e é preciso uma capacidade de gestão muito grande, tanto nos países envolvidos em conflito, assim como em países como Cabo Verde que não se encontra envolvido em qualquer conflito, mas que irá apanhar um desses choques.

“Tem que fazer opções, ou escolhe ficar nalguns dos lados dessa luta, ou escolhe não ficar em lado nenhum e tentar ver como é que consegue tirar vantagens de todos”, referiu.

Contudo, avançou que o fundamental perante isso é o país ter uma massa crítica ou um conjunto universitário que possa acompanhar ele próprio e a partir de pequenos indicadores saber de que forma contornar essas problemáticas.

Esta palestra acontece no âmbito das actividades académicas da Universidade Lusófono de Cabo Verde, com o objectivo de ampliar os conhecimentos dos universitários, através de diversos assuntos à vida académica e à nação.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos