Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Universidade Jean Piaget sensibiliza meninas para as Tecnologias de Informação e das Comunicações

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – “Jovens Mulheres nas TIC” é o tema de uma palestra que decorreu esta manhã na Universidade Jean Piaget, visando aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das Tecnologias de Informação e das Comunicações.

Iniciativa mundial da União Internacional das Telecomunicações (TIC), o “Girls in ICT Day” conta com a adesão da Unipiaget de Cabo Verde, uma vez que “o avanço das TIC tem influenciado directamente todas as áreas da actuação humana, convicto de que “em tempos pós-modernos se se evidenciam novos contextos de mundo, em que se busca promover a participação e a emancipação do ser humano”.

Para este ano, a palestra foi dirigida, exclusivamente, as alunas do 11º ano da escola Regina Silva de Achadinha, tendo o reitor desta universidade, Wlodziemierz Szymaniak, afirmando que se pretende, primeiramente, romper com alguns estereótipos que consideram as tecnologias como sendo de domínios de homens.

À Inforpress, Szymaniak explicou que ultimamente a universidade tem vindo a observar o interesse crescente das meninas para as áreas das tecnologias da informação e comunicação, o que considera mesmo de “muito positivo” para a sociedade actual.

O académico considerou que “as mulheres têm algumas características como a paciência e o espírito analítico, que por vezes faltam aos homens”.

A este respeito lamenta, entretanto, que “infelizmente as meninas sejam uma minoria nos cursos de tecnologia de informação e comunicação”, contrariamente aos outros cursos desta universidade, pelo que clama pela necessidade de inverter esta tendência.

Já a coordenadora do curso da Engenharia Informática, Emília Tavares, disse que esta iniciativa vai ao encontro dos propósitos da União Internacional das Tecnologias que instituiu a última quinta-feira de Abril como sendo dedicada às comemorações das mulheres nas tecnologias e pretendem incentivar as meninas a escolherem as áreas tecnológicas.

Pretende-se com a ideia, explicou, nivelar a igualdade entre os homens e as mulheres, pelo que as participantes vão ser desmistificadas sobre os “fantasmas das tecnologias”, de forma que as meninas possam sentir-se mais à vontade no sentido de aderirem às áreas do género.

SR/JMV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos