Universidade Jean Piaget de Cabo Verde acolhe conferência “Media Literacy”

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – A UniPiaget de Cabo Verde acolheu hoje a conferência “Media Literacy” com o objectivo de consolidar e treinar as competências dos estudantes no contacto consciente com as mensagens da comunicação social no contexto do mundo actual.

Em declaração à Inforpress hoje, na Cidade da Praia, o conferencista, professor e formador de jornalistas da Universidade de Sofia na Bulgária, Danail Danov, destacou a importaria de capacitar os universitários com as ferramentas da Media Literacy, não só na vertente académica, mas para “toda vida”.

“Actualmente temos de lidar a todo momento com notícias falsas, penso que com o conhecimento da Literacia Mediática, podemos distinguir e seleccionar as verdadeiras notícias e desenvolver o pensamento critico sobre as mensagens. Não consumir sem questionar e não deixar ser manipulado sem investigar as informações”, precisou.

Por sua vez, a coordenadora do curso de psicologia da Unipiaget de Cabo Verde, Catarina Cardoso, considerou que “não é fácil” seleccionar as informações veiculadas na mídia porque a literacia digital “está intimamente ligada” com os níveis de literacia das pessoas.

Segundo Catarina Cardoso, muitas vezes os estudantes, a nível do ensino superior, não possuem a ferramenta da literacia digital que significa a capacidade de compreender as notícias veiculada pelos mídias e trabalhar a informação de acordo com os interesses.

“No fundo o evento é para trazer essa consciência para os universitários sobre o que é a literacia digital, para o que serve, como é que devemos trabalhá-la, onde é que somos enganados nesta onda e nesta rede de informação que está ao nosso dispor hoje em dia, portanto é um tema muito importante para os estudantes”, considerou.

Outro propósito da conferência “Media Literacy” é ensinar aos estudantes a preservar a identidade digital do usuário e saber avaliar a credibilidade das fontes e identificar eventuais tentativas de manipulação de informações.

A conferência está enquadrada no âmbito do programa ERASMUS+, resultante da parceria da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e a Universidade de Sofia na Bulgária.

ES/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos