Universidade de Cabo Verde promove workshop internacional sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação

Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-cv) acolhe, pela primeira vez, nos dias 21 e 22, na Cidade da Praia, um workshop internacional sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a participação de especialistas estrangeiros e nacionais.

Em declarações à Inforpress, o coordenador do Grupo Disciplinar, Informática e Tecnologias Multimédia da Uni-CV, Domingos Andrade, disse que durante dois dias os especialistas vão falar  e analisar como as tecnologias podem ser utilizadas para o desenvolvimento das sociedades.

Segundo Andrade, esta é mais uma oportunidade para a comunidade científica “partilhar as suas experiências para o bem da ciência”.

O workshop, prosseguiu Domingos Andrade, tem como objectivo desenvolver a ligação entre cientistas da academia e da indústria em todo o mundo com vista a reduzir o fosso digital entre os países e a organização.

Durante o workshop, estão previstas várias comunicações de cientistas de diversos países, como Brasil, França, Chile e Canadá, enquanto ao nível interno o evento vai contar com a participação da comunidade científica nacional, nomeadamente de docentes  e estudantes da Uni-CV, além de representantes da empresa de comunicações Cabo Verde Telecom, do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) e da Agência Reguladora Multi-sectorial da Economia (ARME).

Brasil é o país que já acolheu três  edições deste workshop, seguido de Estados Unidos da América, França  e Chile.

Cabo Verde é o primeiro país africano a acolher o referido evento que, conforme Domingos Andrade, consegue juntar os três continentes, América, Europa e África.

O foco do workshop da Praia é mais uma vez para sustentar os “esforços importantes” da comunidade científica mundial, profissionais, pesquisadores, engenheiros da academia e da indústria para um fórum de discussão e apresentações técnicas sobre os mais recentes avanços teóricos e tecnológicos em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

No final do workshop está prevista a realização de quatro mini-cursos que, di-lo Domingos Andrade,  vão  ser “interessantes para os estudantes” da Uni-CV, que poderão  aproveitar o ‘know-how’ dos especialistas internacionais.

LC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos