Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Uni-CV promove debate sobre desafios das universidades na transição digital

Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) promove esta quarta-feira, 21, o debate “Universidades Digitais: que desafios para a transição digital”, com vista a discutir como evitar alguns problemas e ver também as potencialidades da digitalização das universidades.

“Tendo em conta que as tecnologias de informação e comunicação têm tido um papel cada vez mais importante na sociedade e sendo as universidades parte da sociedade, têm que estar atentas ao desenvolvimento, ainda mais no contexto da pandemia em que as pessoas foram quase que obrigadas a usar as novas ferramentas de comunicação através da internet”, começou por explicar o investigador e professor da Uni-CV Odair Barros Varela, que coordena a iniciativa.

No evento desta semana, este responsável adiantou que se vai analisar essa questão da digitalização das universidades em todos os aspectos, não só técnico, mas também ao nível político, no sentido de entender como é que essa digitalização vai ajudar na consolidação institucional das universidades, aprofundar o seu nível de democracia, de diálogo e entender como é que isso vai se traduzir no respeito pelos direitos e deveres de cada um.

“Então no fundo é que a digitalização não ponha em causa o papel fundamental das universidades que é de educar, no sentido de formar cidadãos para a vida e também para sua inserção socioprofissional na sociedade”, continuou.

Odair Barros Varela sublinhou que a chamada transição digital tem obrigado que as empresas adoptem as novas ferramentas de comunicação, pelo que as universidades podem ser parceiras dessas empresas no sentido de formar técnicos e empresários que pretendam investir nas novas economias que essa digitalização permite.

“Quem fala de economia pode falar de outros aspectos ao nível da cultura, da política, dentre outros. Então é ver as implicações dessa transição digital, os aspectos que precisam ser melhorados porque há problemas que existem e que é preciso precaver”,

Para Odair Barros Varela, um dos problemas a evitar é que as pessoas fiquem de fora desse mundo, a chamada infoexclusão, ou seja, garantir que haja condições para que as pessoas tenham acesso à internet com qualidade e com rapidez.

Participam do debate, que será em formato on-line, a presidente da Agência Nacional de Inovação de Portugal, Joana Mendonça, o Docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Arlindo Veiga, o especialista em agilidade e gestor de pessoas no NUBANK (Brasil), Raphael Albino e o professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Claudino Mendes.

O mesmo será moderado pela professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Elcelina Silva.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos