Universidade cívico-política do PAICV realiza aula magna na ilha do Sal

Espargos, 26 Fev (Inforpress) – A Universidade cívico-política do PAICV, no Sal, realiza hoje, mais uma aula magna, aberta ao público, desta vez sobre o tema “Relevância da acção diplomática na luta de libertação e na reconstrução nacional de Cabo Verde”.

A conferência terá lugar no final da tarde,  no salão da Academia do Académico do Sal, Espargos, Morro-Curral,  tendo como orador,  o embaixador Luís Fonseca, combatente da Liberdade da Pátria e diplomata, ex-Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O reitor da Universidade Cívico-Política do PAICV-Sal, Josiano Nereu, explicou à Inforpress que a escolha do tema deve-se, por um lado, à importância da diplomacia, “isto em qualquer país”, principalmente a nível externo, e, por outro, tendo em conta os “recentes escândalos diplomáticos que vêm surgindo” no País.

“Este é que foi o mote. Não vamos abordar, propriamente as questões mais actuais sobre os escândalos que surgiram, como o caso do cônsul de Cabo Verde nos Estados Unidos, César do Paço, mas sim ficar com uma ideia da relevância da diplomacia política tanto externa como interna do País, que poderá afectar, positivamente ou negativamente, conforme seja feita”, esclareceu.

Segundo Josiano Nereu,  a ideia é, mensalmente, realizar uma aula magna, isto é, na última sexta-feira de cada mês, aberta ao público, independentemente da sua cor política, para falar sobre temas que importam, e dinamizar “um pouco”, conforme disse, o debate do País aqui no Sal.

O reitor da Universidade Cívico-Política do PAICV – Sal, disse esperar, também, nesta sessão, a participação da população, particularmente da camada jovem e de todos quantos estejam interessados na matéria.

SC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos