Universidade Bridgewater State quer relançar cooperação com Cabo Verde com foco na investigação

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) – O director do Instituto de Estudos Cabo-verdianos na Universidade Bridgewater State, Ângelo Barbosa, anunciou hoje a pretensão daquele estabelecimento de ensino superior norte-americano de relançar a cooperação com Cabo Verde, com foco na investigação.

Ângelo Barbosa falava na Praia, à margem do encontro que a delegação Norte-americana de Altas Autoridades da Universidade de Bridgewater, Senadores e Deputados do Estado de Massachusetts manteve com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“Neste momento, a universidade Bridgewater State celebra 20 anos de relação com Cabo Verde e fizemos, há pouco tempo, na universidade, um evento com o Presidente da República para celebrar este marco importante e a universidade achou que seria também muito importante visitar Cabo Verde (…)”, frisou.

“Acho que a próxima fase terá essencialmente como objectivo relançar esta cooperação, eventualmente para as outras áreas de cooperação, mas acho que o fundamental é continuar a trabalhar na capacitação de pessoas em áreas fundamentais e, também, com foco na investigação, que é essencial”, acrescentou Ângelo Barbosa.

A delegação, que está a cumprir o programa de visita desde o dia 02 de Dezembro, pôde auscultar, segundo mesmo, o engajamento “total” do primeiro-ministro, para a continuação desta cooperação, dado a importância que os sucessivos governos de Cabo Verde têm dado à cooperação com os Estados Unidos.

“Portanto, mostrou exatamente esta abertura para se continuar este trabalho e também partilhar qual é agenda do Governo neste momento, sobretudo numa fase em que Cabo verde atravessa um desafio grande, depois da covid-19”, sintetizou o director do Instituto de Estudos Cabo-verdianos.

Por outro lado, fez saber que a delegação conta com a participação do presidente do banco HarborOne, um banco “muito importante” em Brokton, que veio precisamente para iniciar contactos, e terá encontros com presidentes de pelo menos dois bancos de Cabo Verde para se pensar a questão dos financiamentos a empresas e negócios.

O Instituto de Estudos Cabo-verdianos é um departamento da Universidade Bridgewater State, que actua na área académica desenvolvendo trabalhos relativamente à questão da investigação sobre tópicos contemporâneos de Cabo Verde.

TC/JMV

Inforpress/ Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos