UNICV promove conferência sobre “Acordo Ortográfico de 1990”

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) promoveu hoje uma conferência sobre o “Acordo Ortográfico de 1990” que serviu para contextualizar as mudanças provocadas na ortografia usada em Portugal e em outros países de língua oficial portuguesa.

Promovido pelo Grupo Disciplinar de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, o colóquio intitulado “O Acordo Ortográfico de 1990 ou das novas regras ortográficas e sua aplicação”, foi orientado pelo professor Henrique Barroso, doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Minho (Portugal).

Para este professor auxiliar do departamento de estudos portugueses e lusófonos (DEPL) da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), que se encontra em mobilidade na Uni-CV, a conferência serviu, também para dar a conhecer os recursos (oficiais) existentes para apoio à sua aplicação, de modo a promover a familiarização com a nova maneira de representar ortograficamente a língua falada.

Barroco esclareceu que o novo acordo não consegue atingir a unificação ortográfica absoluta, face às diferenças intransponíveis dos dois lados do Atlântico e que com o tempo se foram acentuando.

Ainda assim, parafraseou aquele que foi professor, investigador e linguista português, Malaca Casteleiro, conhecido como o “pai” do Acordo Ortográfico para quem “as tentativas anteriores de unificação absoluta falharam, ainda que “mesmo assim abrangerá cerca de 98% do léxico e impedirá, com certeza, que as diferenças se aprofundem e ampliem”.

O conferencista explanou ainda sobre as mudanças provocadas pelo acordo Ortográfico e as suas razões sobre a unificação ortográfica, argumentando que o AO de 1990 “simplifica e sintetiza vários aspectos da ortografia e elimina algumas excepções ortográficas, por forma a garantir uma maior harmonização ortográfica”.

O AO1990, de acordo com a organização, visa reforçar o papel da língua portuguesa como língua de comunicação internacional e garantir uma maior harmonização ortográfica entre os países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

SR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos