Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

União Europeia anuncia cimeira com Biden em Junho

Bruxelas, 23 Abr (Inforpress) – O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou hoje que irá ter lugar, em Junho, uma cimeira entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE), que contará com a presença do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“Tenho o prazer de anunciar, junto com [a presidente da Comissão Europeia, Ursula] von der Leyen, uma cimeira UE-Estados Unidos com o Presidente, Joe Biden, durante a sua viagem a Bruxelas em Junho”, lê-se numa mensagem publicada por Charles Michel na sua conta oficial da rede social Twitter.

O presidente do Conselho Europeu acrescenta que os Estados Unidos e a UE estão a “juntar forças” no combate à covid-19 e em matéria de “clima, segurança e multilateralismo”.

Do seu lado, Ursula von der Leyen também disse que “terá o prazer de dar as boas-vindas ao Presidente dos Estados Unidos Biden a Bruxelas, para a cimeira UE-EUA, durante a sua próxima viagem à Europa em Junho de 2021”.

“Temos muito para fazer juntos, das alterações climáticas ao clima, do comércio e multilateralismo aos desafios geopolíticos”, refere a presidente da Comissão Europeia também no Twitter.

Segundo fontes europeias, na cimeira em questão Joe Biden reunir-se-á com Von der Leyen e Charles Michel, mas não com os líderes dos 27 Estados-membros da UE.

Ainda que não haja data confirmada para a cimeira, o encontro deverá ter lugar por ocasião da cimeira de líderes da NATO a 14 de Junho, que também irá ocorrer na capital belga.

O anúncio surge numa altura em que a Casa Branca confirmou hoje que a primeira deslocação de Joe Biden ao estrangeiro será à Europa, no âmbito da cimeira do G7 – entre 11 e 13 de Junho na Cornualha, Reino Unido – e da cimeira da NATO.

A vinda de Joe Biden à Europa estava a ser planeada com minúcia, de maneira a conseguir articular a deslocação do Presidente com as três cimeiras em questão: G7, NATO e UE.

Contrariamente ao seu predecessor, Donald Trump, Joe Biden tem sublinhado a importância das alianças para a sua administração, tendo mostrado o desejo de “reconstruir e restabelecer” as parcerias dos Estados Unidos”.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos