Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Uni-CV realiza 1ª edição do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza a partir desta segunda-feira a 1ª edição do Campos da Matemática Gulbenkian Cabo Verde, contando com a participação de 40 alunos das ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava.

O evento, que tem a parceria e o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, terá a duração de 10 dias e segundo a reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento, visa promover actividades que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano.

A iniciativa, segundo a reitora, nasceu depois de um grupo de professores e estudantes da universidade terem participado, em Portugal, num programa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

“Esses professores ao regressarem a Cabo Verde decidiram montar este projecto enquadrado nesse grande programa, aproveitando as competências adquiridas não só durante a formação, mas durante o período lectivo para promover a melhoria dos resultados no que diz respeito ao ensino da matemática em Cabo Verde”, explicou.

Segundo a coordenadora do Campos, a professora Telma Silva, a selecção dos alunos foi realizada no mês de Junho e passou por duas fases, sendo que na primeira, foram seleccionados quase 300 alunos, de todos os concelhos de Santiago, Fogo, Brava e Maio, com média do 10º ano superior a 16 valores.

Numa segunda fase os alunos foram submetidos a uma prova de selecção, tendo sido seleccionados 40 dos quais 33 de Santiago, quatro de Fogo, dois de Maio e um da Brava. 

Durante os 10 dias o Campos da Matemática Gulbenkian vai proporcionar aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.

“Os estudantes vão poder trabalhar habilidades e estratégias, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano e desenvolver ainda competências nas áreas da concentração, raciocínio lógico-dedutivo, cooperação, organização e autoconfiança”, explicou.

Perspectiva-se para já a realização de uma 2ª edição destinada aos alunos das ilhas de Barlavento, tendo como palco a cidade do Mindelo.

A cerimónia de abertura da 1ª edição, que vai decorrer no campus do Palmarejo, na Praia, está marcada para as 09:00 desta segunda-feira e deverá contar com as presenças do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, da reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e da directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral.

MJB/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos