Uni-CV quer transformar espaços verdes da instituição em jardim botânico e campo de ensaios para aulas práticas (c/áudio)

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) tem em curso um projecto que visa transformar todos os jardins do novo campus universitário em jardim botânico com todas as plantas endémicas e espaço para ensaios para aulas práticas.

Esta informação foi avançada pela reitora, Judite Nascimento, em declarações à Inforpress, à margem da campanha de plantação de árvores no novo campus da Uni-CV, intitulada “Uma planta, uma vida”, realizada no âmbito do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação, que se assinala a 17 de Junho.

Segundo esta responsável, esta iniciativa enquadra-se no programa “Uma universidade saudável e amiga do ambiente” criado para o novo campus universitário, realçando que a ideia é transformar os espaços destinados à área verde em jardim botânico e campo de ensaios para aulas práticas.

“Este plano verde prevê transformar os jardins da universidade em jardim botânico, que terá todas as plantas endémicas de Cabo Verde, mas também todas as plantas trazidas pelos navegadores quando o arquipélago foi descoberto e povoado”, disse.

Conforme asseverou, a universidade que através do programa contempla projectos ao longo de todos os anos, com a inclusão de vários projectos que, no seu entender, contribuem para a melhoria do ambiente, salientando que a universidade tem concretizado estes objectivos através da vertente do ensino, extensão universitária e investigação.

“Muita coisa vai mudar com a criação do referido jardim porque vamos ter mais um espaço de ensaio, os nossos estudantes das ciências biológicas, agronomia e da área do ambiente vão ter um espaço onde possam estudar no próprio campus, teremos a oportunidade de ter um espaço embelezado e com a diversidade da flora cabo-verdiana”, reforçou.

O acto de plantação de árvore, prosseguiu, simboliza igualmente a importância da cooperação que a universidade tem estabelecido com várias instituições e parceiros nacionais e internacionais, lembrando que as parcerias na área do ambiente são estratégias adoptadas pela Uni-CV na construção de uma universidade amiga do ambiente.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado pela primeira vez em 1995. A missão desta data é conscientizar a população internacional sobre o processo de desertificação e os efeitos negativos que a seca pode provocar a nível regional e mundial.

Com esta iniciativa, vários países do mundo se comprometeram em diminuir as acções destrutivas que colaboram com o processo de desertificação em todo o planeta.

CM/ZS

Inforpress/fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos