Uni-CV quer desenvolver importância da educação estética na perspectiva de desenvolvimento das capacidades criativas

 

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O professor doutor Carlos Bellino Sacadura, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), disse hoje que esta instituição quer desenvolver a importância da “educação estética” na perspectiva de desenvolvimento das capacidades criativas, de imaginação e personalização.

“Este projecto assenta em várias vertentes, nomeadamente uma exposição de obras de arte, como pintura e outras áreas, conferência e seminários feitos pelos próprios artistas, que reflectem sobre o processo criativo”, precisou Carlos Bellino Sacadura, acrescentando que a vertente patrimonial também faz parte deste processo e, para o efeito, conta-se com a colaboração dos professores de história do património.

O docente da cadeira da Filosofia da Uni-CV fez estas declarações à imprensa à margem do acto de lançamento do projecto “Artistas e criadores na Universidade”, promovido pela universidade pública.

Segundo Carlos Bellino Sacadura, além de conferências e exposições, estão previstas deslocações a algumas “grandes obras do património cultural cabo-verdiano”.

Instado sobre os propósitos esta iniciativa, deixou transparecer que visa, por um lado, ligar a universidade à arte e, por outro, fazer aquilo que designou de “extensão universitária”.

O projecto de extensão universitária denominado “Artistas e criadores na Universidade” é uma iniciativa da faculdade de Ciências Sociais, Humanas e artes (FCSHA) da Uni-CV.

A conferência inaugural foi marcada pela realização de uma exposição do pintor Carlos Lopes à entrada da Uni-CV, no Campus do Palmarejo.

Sob o lema “Abril, Maio e Junho – Meses da Arte e Estética na Universidade de Cabo Verde”, o projecto de extensão universitária surgiu no contexto da disciplina de Estética do curso de Filosofia com o objectivo de “estimular” o estudo das artes e da cultura visual-estética, em geral, e do contexto cabo-verdiano, em particular.

LC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos