Uni-CV promove ciclo de seminários sobre gestão de bibliotecas e arquivos

 

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) – A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza a partir de hoje, até 18 de Abril, na Cidade da Praia, um ciclo de seminários sobre “gestão de bibliotecas e arquivos”.

Em declarações à Inforpress, o professor e investigador da Uni-CV, Lourenço Gomes, disse que a iniciativa visa suprir lacunas dos formandos do cursos «Gestão de Património Cultural” e dos técnicos nacionais na área de documentação e bibliotecas.
O ciclo de seminários tem como propósito estimular os participantes  a uma utilização cada vez mais aprimorada de técnicas de documentação e, sobretudo, sensibiliza-los para a problemática de preservação de acervos.

Do programa constam temas como a história e importância da biblioteca no contexto actual, técnica de organização e gestão de bibliotecas e arquivos, tratamento arquivístico de fontes e a tecnologia de informação documental.

Os seminários vão contar com a participação de documentalistas da Uni-CV do curso de Gestão de Património Cultural, assim como de técnicos do Arquivo Histórico e da biblioteca da Assembleia Nacional.

A iniciativa, segundo um comunicado da Uni-CV, visa igualmente desenvolver nos formandos de Gestão do Património Cultural e demais interessados, competências básicas que lhes permitam intervir como técnicos de bibliotecas e arquivos.

“As bibliotecas e os arquivos, enquanto fontes de memória, possuem importância extrema para o conhecimento. Por isso, a sua correta gestão e permanente preocupação para com a preservação dos acervos bibliográficos e documentais se afigura muito importante sobretudo nos tempos atuais”, refere a nota.

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos