Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Uni-CV inaugura novo Mestrado em Gestão Políticas e Ambientais

Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) – A Uni-CV procedeu hoje, na Cidade da Praia, a abertura do novo Mestrado em Gestão Políticas e Ambientais, elaborado em modo semipresencial, em parceria com a Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa (REALP).

Coordenada pela presidente da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde, Isaurinda Baptista, esta graduação tem a duração de dois anos, conta com o concurso de 20 formandos, dos quais 12 femininos e oito masculinos, em representação de Santiago, Sal e Boa Vista, e envolve cerca de 40 docentes, dos quais 18 da Uni-CV.

A coordenadora do mestrado enalteceu a importância desta especialização para um país arquipelágico e saheliano como Cabo Verde para ressaltar que, apesar dos esforços encetados pelos sucessivos governos para reduzir as vulnerabilidades e melhorar a qualidade ambiental, a degradação do meio ambiente é “bastante acentuada”.

A gestão adequada e a implementação das políticas ambientais acertadas, sublinhou, são cruciais para a redução das vulnerabilidades e da melhoria da qualidade ambiental de vida da população.

Daí, observou, a importância da capacitação no domínio da gestão ambiental, para justificar que a Uni-CV criou este mestrado no quadro da sua política de multiplicar o seu potencial na transferência e conhecimento na área ambiental, com “esta formação que se pretende de excelência em termos de qualidade e mobilização de parceiros”.

O Mestrado em Gestão Políticas e Ambientais tem como objectivo fornecer uma formação curricular especializada nas áreas da gestão e das políticas ambientais de interesse para o arquipélago cabo-verdiano, tendo em atenção as suas especificidades, e promover a elaboração de dissertações que constituam estudos de interesse para o país, sob orientação adequada.

Este curso de reconhecimento internacional, que integra as universidades REALP, tem como parceiros as universidades do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique e contempla um projecto inovador de carácter interdisciplinar, de modo que os formandos sejam capacitados com diploma reconhecido nos diferentes países da rede.

A sessão oficial de abertura do Mestrado em Gestão Políticas e Ambientais foi presidida pela reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, e pelas representantes da REALP Portugal e Brasil, Manuela Morais e Vládia Pinto, respectivamente.

A palestra inaugural contou ainda com comunicação do professor Manuel Leão Lopes sobre a “Eficácia de Gestão de Áreas Protegidas de Cabo Verde: o caso dos Parques Naturais das zonas de altitude” e do director nacional do Ambiente, Alexandre Nevsky, sobre “O panorama e desafios da gestão e políticas ambientais em Cabo Verde”.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos