Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Uni-CV e Universidade de Québec lançam livro conjunto sobre integração regional na África e América Latina

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade de Québec em Montréal (UQAM) lançaram um livro sobre a integração regional, trabalho literário que procura comparar como acontece o processo no continente africano e na América Latina.

“Olhares cruzados: Leituras comparativas da integração regional em África e na América Latina” é fruto de uma colaboração entre os docentes Julián Durazo Herrmann (UQM) e Odair Barros Varela (Uni-CV), contendo artigos que abrangem diversas áreas sobre a temática da integração regional.

Em declarações à Inforpress, o professor universitário Odair Barros Varela explicou que a obra foi montada com artigos originais dos dois professores, mas também de alguns alunos de mestrado.

“Portanto, é uma análise comparativa entre os dois processos de integração regional, com o objectivo de mostrar que, para além de diferenças que existem entre os processos nas duas sub-regiões, apresentam, ainda assim, semelhanças neste sentido”, avançou.

Por outro lado, apontou mostra a observação a nível das migrações, da economia, da cultura, ensino superior, para quem reiteram “a importância do regionalismo e a integração regional para o desenvolvimento dos estados, povos e outros actores internacionais”.

Segundo frisou, Cabo Verde deve dominar os diversos dossiês atinentes ao espaço da integração regional, sendo que o processo depende do engajamento do público num debate aberto e informado, que examine e explore plenamente as oportunidades oferecidas pelas mudanças que chegam.

HR/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos