Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Uni-CV e NOSI assinam protocolo para a promoção da sociedade do conhecimento

 

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) assinaram hoje um protocolo em que comprometem-se colaborar para o desenvolvimento e promoção da sociedade de conhecimento e informação.

O acordo, rubricado na Cidade da Praia pelo administrador executivo do NOSI, Carlos Santos, e pela reitora da Uni-CV, Judite do Nascimento, visa o desenvolvimento anual de acções conjuntas nas áreas reconhecidas pelo tecido empresarial cabo-verdiano e pela sociedade de uma forma geral, formação intensiva de professores de base de dados no IGRP (Interior Gateway Routing Protocol), e cedência, a custo zero, de um espaço para alojamento de uma página web aos estudantes da área de computação.

Para a reitoria da Uni-CV, a formalização deste memorando irá reforçar, ainda mais, a participação da universidade pública no programa de estágios desenvolvido pelo NOSI, uma vez que o sector das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem exercido um papel muito importante e transformador nas sociedades.

“Acredito que daqui para frente novos desafios e projectos poderão surgir no quadro dessa relação e as duas instituições irão engajar-se para ajudar Cabo Verde a desenvolver a sociedade de informação”, sublinhou assegurando que a Uni-CV quer integrar e contribuir para a sociedade de informação no país, mas também, na relação do arquipélago com o mundo.

Por seu turno, o administrador executivo do NOSI, Carlos Santos, realçou que o acordo demonstra que as duas instituições têm estado a trabalhar em prol do conhecimento de informação, uma vez que são parcerias a nível de desenvolvimento de competências e na promoção de uma rede de conhecimento nacional e internacional para a sociedade de conhecimento e informação.

No seu entender, esse momento constitui ainda, uma oportunidade para concretizar as acções chave, nomeadamente a disponibilização de equipamentos que irá permitir a universidade cumprir melhor a sua missão a nível de investigação e da formação na área de computação, possibilidade de formação e capacitação dos jovens que poderão ser absolvidos no mercado e no próprio programa de estágio do NOSI.

“Estamos definitivamente ligados no prepósito de desenvolvimento de Cabo Verde e da sociedade de conhecimento e de informação”, salientou.

O memorando permite, ainda, o empréstimo de bastidor com servidores sem disco e outros equipamentos activos de redes para serem utilizados nos laboratórios das aulas práticas, nos polos da Praia e do Mindelo, na instalação de IGRP, publicitação do nome ou logo do parceiro nas acções ou projectos realizados por cada parceiro que contarem com o seu apoio.

AV/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos