Uni-CV comemora os 150 ano Seminário Liceu de S. Nicolau com a realização de um colóquio

 

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) – A Uni-CV vai celebrar, esta segunda-feira, 03, os 150 anos do Seminário Liceu de São Nicolau, com a realização de um colóquio subordinado ao tema “A instituição: seu papel na formação religiosa e contributo para a consolidação da identidade cultural cabo-verdiana”.

O colóquio, segundo uma nota de imprensa, vai contar com a participação do ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abrão Vicente, da reitora da Universidade de Cabo Verde, assim como dos presidentes da câmaras da Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau.

O Seminário-Liceu de Cabo Verde, fundado em 1866/67, na Ilha de S. Nicolau, foi um estabelecimento que, durante muito tempo, proporcionou a formação religiosa e estudos no campo das humanidades em geral, “participando, de forma indelével”, na consolidação da identidade cabo-verdiana.

A sua criação marcou a ilha e Cabo Verde para a posteridade, visto que por lá passaram, seja como formadores, seja como formandos, personalidades que deram um contributo inestimável para a formação religiosa e cultural dos Cabo-verdianos, tendo impulsionado o surgimento de grandes homens letrados em todo o Cabo Verde, explica a nota de imprensa.

“Encerrado em julho de 1917, ficou o seu registo como uma das instituições mais marcantes de Cabo Verde, pois dela, tal como reza a literatura, partiu a luz que mais, intensamente, iluminou estas ilhas, exercendo um papel precursor e propulsor da missionação, da arte literária bem como de transformações socioculturais e identitárias”, lê-se no documento.

A palestra, a ser orientada pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pretende abordar estes temas com conferencistas da Uni-CV, Uni-Piaget e vários interlocutores de diversas organizações de São Nicolau.
OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos