Uni-CV busca sustentabilidade através da prestação de serviços às entidades públicas e privadas 

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – O Centro de Empreendedorismo de Prestação de Serviços da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) tem neste momento em preparação um catálogo de serviços que podem ser prestados às entidades públicas e privadas.

A informação foi dada à Inforpress pelo director do centro, Inácio Vera Cruz, que adiantou que esta é uma das apostas para ajudar na sustentabilidade do próprio centro e no desenvolvimento do país.

“Nós temos potencialidades enormes em termos de competências, professores qualificados, professores investigando áreas específicas, temos infra-estruturas e temos serviços também que podem conceber e desenhar serviços para fora da universidade”, apontou.

“Então, estamos a criar esse catálogo que vai no sentido de disponibilizar à sociedade, às entidades públicas ou privadas um conjunto de produtos e serviços que podem ser transformados e passar por uma adaptação institucional”, acrescentou.

De entre os serviços em perspectiva, o professor Inácio Vera Cruz falou de formações executivas, cursos de língua de curta duração e consultorias às empresas ou instituições públicas.

Para tal, indicou que os centros de investigação da universidade vão tentar alinhar aquilo que são as perspectivas de desenvolvimento para o horizonte 2030 e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) do Governo, criando linhas de investigação que estejam alinhadas com a problemática do desenvolvimento.

“Consequentemente, essas linhas de investigação vão gerar produtos e esses produtos poderão ser transformados em consultoria de suporte. Esse pilar vai nos permitir, ao nível do centro de empreendedorismo, canalizar recursos para nossa autossustentabilidade”, anotou.

A nível do empreendedorismo, o director do centro adiantou que o trabalho visa, sobretudo, o fomento do empreendedorismo no seio da academia, com foco particular nos estudantes, que tenham uma ideia e queiram transformá-la em negócio através de empresas viáveis.

Neste particular, adiantou que o Centro de Empreendedorismo de Prestação de Serviços trabalha com dois parceiros, nomeadamente a Pró-empresa, para onde são encaminhados os projectos para financiamento e a Secretaria de Estado para o Fomento Empresarial.

O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, adiantou que a equipa reitoral está a trabalhar no sentido de mobilizar os recursos por forma a não ficar na dependência de terceiros, nomeadamente do Governo.

O Centro de Empreendedorismo e Prestação de Serviços da Uni-CV foi criado oficialmente em 2020, tendo já desenvolvido dois projectos designadamente o “Empreamar”, que visava o fomento do empreendedorismo no sector da economia azul, estando em execução o projecto “Empreatur”, que visa a transferência de conhecimentos a nível do turismo sustentável.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos