Uni-CV acolhe palestra “Os desafios da Comunicação Externa no Instituto Nacional de Estatística”

 

Cidade da Praia, 11 Abr (Inforpress) – A universidade da Cabo Verde vai acolher na tarde de hoje a palestra “Os desafios da comunicação externa no Instituto Nacional de Estatística” no âmbito do mestrado em jornalismo económico e informação financeira.

Esta, segundo a organização, constitui o início de um ciclo de seminários com vista a colocar em diálogo as diferentes interfaces comunicativas da sociedade cabo-verdiana, começando por debater a “Comunicação Externa do Instituto Nacional de Estatística” e vai alargar para todas as terças feiras, trazendo novos temas.

Em entrevista à Inforpress, a coordenadora da Divisão de Comunicação, Difusão e Relações Institucionais do Instituto Nacional de Estatísticas, e a condutora da palestra, Carmem Cruz, adiantou que a ideia é abordar os desafios da INE aos formados do jornalismo económico da Uni-CV por possuírem o papel de produzir informações da área económica.

“Queremos verificar qual é a compreensão das nossas informações mais sensíveis”, afirmou, ressaltando que a intenção da palestra é melhorar a divulgação de informação junto aos meios de comunicação social.

O objectivo da palestra, segundo Carmem Cruz é “aperfeiçoar” as dificuldades dos meios de comunicação na análise da informação transmitida pelo instituto, o que provoca, segundo ela, ruídos ao público alvo, por isso, a palestrante destaca a especialização dos jornalistas nesta área para a massificação da informação estatística.

Neste sentido, esta responsável salientou que o INE (Instituto Nacional de Estatística), está a investir cada vez mais na formação dos jornalistas e nos profissionais daquela instituição em lidar com a comunicação social, principalmente nas áreas como índice de preços dos consumidores e desemprego.

Informou ainda que no âmbito da comemoração do “Dia Africano de Estatística” que vai acontecer no dia 18 de Novembro, o instituto vai incluir na formação dos jornalistas um leque de actividades produzidas por eles.

Para além dos “desafios da comunicação externa no Instituto Nacional de Estatística”, o INE vai levar ao palco da Universidade pública de Cabo Verde, o conhecimento do plano estratégico de comunicação para integrar todos os meios da comunicação social, campanhas publicitárias, eventos com informações estatísticos, entre outros.

AF/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos