Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Unesco realiza workshop online sobre desinformação e comunicação face à pandemia da covid-19

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) promove nos dias 29 e 30 um workshop online sobre a desinformação e comunicação face à pandemia do novo coronavírus para os profissionais da comunicação social.

Esta formação, segundo a secretária executiva da Comissão Nacional para a Unesco em Cabo Verde (CNU), Carla Palavra, é realizada pelo sector de Comunicação e Informação do Escritório Regional da Unesco em Dakar, por isso abrange também os profissionais de comunicação social de Cabo Verde.

O objectivo desta webinar, informou, é fazer frente a essa onda de desinformação que se tem verificado nesta época de pandemia do novo coronavírus.

É neste sentido que no dia 30 a formação é disponibilizada excepcionalmente em português para garantir que os profissionais de comunicação social de Cabo Verde e da Guiné-Bissau possam estar em posse de recursos que os permitam detectar falsas informações, ter acesso às políticas sobre informação relativamente à Covid-19.

A intenção é que os jornalistas tenham acesso a “recomendações concretas” de modo a poderem continuar a contribuir ainda mais, de forma eficaz, na conscientização do público, na disseminação de medidas preventivas, fazendo com que a informação chegue a todos, especialmente entre pessoas das áreas rurais e mulheres.

“Hoje em dia temos mais mídias não profissionais, onde entram as redes sociais, os blogs, os artigos de opinião e essa nova camada abre espaço para que a informação tenha muitas interpretações e reinterpretações, daí a importância dos profissionais de comunicação que estarão em posse de ferramentas, de recomendações que lhes permitam fazer o seu trabalho e pensar onde haverá falha na informação e poder contornar isso”, sublinhou.

Para Carla Palavra, o mundo está num momento em que a informação é “poder para agir, combater, corrigir e responder de forma mais assertiva essa crise”.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos