Um morto e três feridos em operação de Israel na Cisjordânia

Ramallah, 08 Dez (Inforpress) – Um jovem palestiniano morreu hoje e três outros ficaram feridos durante uma operação do exército israelita na Cisjordânia ocupada, anunciou o Ministério da Saúde palestiniano.

Segundo a mesma fonte, o incidente ocorreu perto da cidade de Ramallah e o jovem palestiniano foi morto a tiro pelas forças israelitas, embora o exército de Israel tenha justificado que abriu fogo a palestinianos, “já identificados”, que atiravam pedras e garrafas a viaturas de israelitas.

Este incidente junta-se a um outro ocorrido hoje na cidade Jenin, no Norte da Cisjordânia, durante o qual três palestinianos foram mortos pelas forças israelitas.

Jenin e o campo de refugiados adjacente são um reduto de militantes palestinianos, nos quais Israel tem intensificado as operações nos últimos meses.

Israel tomou o controlo da Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias em 1967 e desde então mantém sobre o território uma das ocupações militares mais longas da história recente.

Na semana passada, o enviado das Nações Unidas para a paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, tinha alertado que a situação na Cisjordânia estava “a atingir um ponto de ebulição”.

Inforpress/Lusa/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos