Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa nesta quinta-feira, em Dacar, na Cimeira “IDA 20 para a África”, uma reunião de alto nível organizada pelo Senegal e o Grupo Banco Mundial, anunciou hoje o Gabinete do Chefe do Governo.
No final da cimeira, os Chefes de Estado e de Governo adoptarão um documento final intitulado “Declaração de Dakar” em que assumem o compromisso com uma “recuperação robusta” para África, além de identificarem algumas iniciativas transformacionais que permitam a África “dar o salto em frente” com apoio da IDA.
A IDA – Associação Internacional de Desenvolvimento, é uma instituição do Grupo Banco Mundial, uma das maiores fontes de financiamento para o combate à pobreza extrema nos países mais pobres do mundo. Concede empréstimos e subvenções com juros baixos ou nulos a países para projectos e programas que fomentem o crescimento económico, criem resiliência e melhorem as vidas das populações pobres em todo o mundo.
Depois do Senegal, Correia e Silva desloca-se a Costa do Marfim, onde tem previsto um encontro com o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), visando o reforço da cooperação com esta instituição financeira, para fazer face sobretudo à crise adveniente da invasão russa à Ucrânia e as consequências da pós-crise pandémica de covid-19.
O BAD é um parceiro de referência no financiamento do Programa de Investimentos do Governo de Cabo Verde, tendo neste momento vários projetos em curso financiados, como sejam, entre outros, o Parque Tecnológico, as obras de modernização e expansão do Porto do Maio e Palmeira no Sal, bem como Ajuda Orçamental e o Programa de Governação electrónica e Modernização da Administração.
As relações entre Cabo Verde e o BAD iniciaram-se pouco tempo depois da independência de Cabo Verde. Desde esta altura, o BAD tem vindo a financiar projetos nos diversos setores da economia: agricultura e desenvolvimento rural, infraestruturas e transporte, comunicação, água e saneamento, energia, educação, saúde.
Durante a sua estada na Costa de Marfim, o primeiro-ministro tem agendado um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente naquele país da África Ocidental.
LC/CP
Inforpress/Fim