Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa na 78ª Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) que decorre de 18 a 26 de Setembro, em Nova Iorque.
De acordo com uma nota enviada à inforpress, o evento acontece, este ano, sob o lema “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a ação sobre a Agenda 2030 para paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos”
De acordo com o documento, o chefe do Governo intervirá a 23 de Setembro, posicionando-se sobre o contexto de crises e de conflitos que o mundo enfrenta, destacando os compromissos de Cabo Verde relactivamente à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Diversas reuniões de alto nível marcarão o debate geral. O primeiro-ministro participará em várias actividades, como a Cimeira ODS 2023, onde discursa a 18 de sSetembro sobre o fortalecimento de políticas e instituições para os ODS. A 20 de Setembro, intervirá no Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento e na Cimeira das Nações Unidas sobre Ambição Climática”, refere o comunicado.
Ulisses Correia e Silva marcará presença também no evento de apresentação dos Direitos do Oceano e na Cimeira da Aliança dos Pequenos Estados Insulares, tendo na agenda, o encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e encontros bilaterais, incluindo com a primeira-ministra dos Barbados.
“Em Nova Iorque, em destaque, a 5ª edição do Fórum de Investimento de Cabo Verde (CVIF) a 21 de Setembro, no Harvard Club, e a parceria entre Cabo Verde e a Microsoft no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Digital, que visa impactar positivamente a população e empresas cabo-verdianas”, explica.a nota.
Durante a sua estada nos Estados Unidos da América, o mrimeiro-Ministro realizará visitas de trabalho, audiências com figuras norte-americanas e encontros com as comunidades cabo-verdianas na Flórida e New Jersey.
O primeiro-ministro, que partirá para os Estados Unidos a 15 de Setembro fazendo escala em Portugal, presidirá ao evento de apresentação de aplicação móvel do Portal Consular, que simplifica a vida dos cidadãos cabo-verdianos através dos seus dispositivos móveis.
LT/JMV
Inforpress/Fim