Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

UE reitera apoio na garantia da sustentabilidade dos meios de comunicação social independentes

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – A União Europeia reiterou hoje o seu compromisso na luta contra a desinformação e apoio na garantia da sustentabilidade dos meios de comunicação social independentes em todo o mundo.

Esta garantia foi dada pelo alto representante da União Europeia Josep Borrell, numa declaração no âmbito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala hoje, 03 de Maio, e a que a Inforpress teve acesso.

Este responsável lamentou o facto de ainda a liberdade de imprensa “continuar a ser ameaçada”, isto numa altura em que a cobertura mediática livre e independente é mais essencial do que nunca, acrescentando que há jornalistas que continuam a trabalhar em condições “extremamente difíceis”.

Situações essas que, de acordo com Josep Borrell, ditaram a morte de 76 jornalistas desde 2020 em todo o mundo e a detenção de muitos desses profissionais, realçando que as circunstâncias em que os jornalistas laboram são caracterizadas por pressões financeiras e políticas cada vez mais fortes, e que estão sujeitos a vigilância, a violência e a penas de prisão arbitrárias por terem feito o seu trabalho.

“A violência baseada no género de que são vítimas as mulheres jornalistas é especialmente preocupante. A liberdade de imprensa é um valor fundamental da União Europeia, que tem sido apoiada por muitas iniciativas recentes”, lê-se no documento.

O alto representante da UE destacou que a liberdade dos meios de comunicação social e a segurança dos jornalistas são prioridades fundamentais do novo Plano de Acção da UE para os Direitos Humanos e a Democracia e do Plano de Acção para a Democracia Europeia, tendo referido que no ano passado, mais de 400 jornalistas beneficiaram do mecanismo da UE para a protecção dos defensores dos direitos humanos.

No que se refere à adopção de medidas “importantes” por parte da União Europeia, este responsável salientou o apoio aos jornalistas, os meios de comunicação social independentes e à luta contra a desinformação no contexto da pandemia em muitas regiões, asseverando que a UE continuou a dialogar com jornalistas independentes perseguidos e interveio em favor de jornalistas e bloguistas detidos.

Manifestou, neste sentido, o seu compromisso em continuar a coordenar a sua acção com organizações e mecanismos internacionais na criação de novas abordagens.

“Prosseguiremos igualmente a nossa acção de luta contra a desinformação e procuraremos, juntamente com todos os nossos parceiros, meios que permitam apoiar eficazmente modelos económicos sustentáveis para os meios de comunicação social independentes”, realçou, defendendo que a liberdade de informação e a liberdade de expressão devem ser promovidas e protegidas em todo o mundo.

A UE, reforçou, por outro lado, continuará a insurgir-se contra a censura e contra todas as restrições à liberdade de expressão, tanto em linha como fora de linha, que violem o direito internacional em matéria de direitos humanos, declarando que a liberdade de imprensa é uma “pedra angular” das sociedades democráticas, que só podem prosperar se os cidadãos tiverem acesso a informações fidedignas e poderem fazer escolhas informadas.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebra-se a 03 de Maio, desde o ano de 1993, unindo esforços de entidades, jornalistas, activistas e outros cidadãos e visa promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa.

Tem a finalidade, de igualmente, lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão e prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou que foram assassinados por organizações terroristas.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos