UE desembolsa 8,5 milhões de euros a Cabo Verde no âmbito Programa de Apoio Orçamental

 

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – A União Europeia (UE) acaba de desembolsar o montante de 8,5 milhões de euros, aproximadamente 935 mil contos a Cabo Verde no quadro de programa de apoio orçamental entre a UE e Cabo Verde para o período 2016-2020.

Num comunicado enviado à redacção da Inforpress, a UE adianta que o mesmo se enquadra no âmbito do contrato de boa governação e desenvolvimento, destinando-se à implementação da estratégia de crescimento e redução da pobreza no país e ao fortalecimento da governação e da economia.

O montante agora disponibilizado representa 14,9 por cento do valor global do programa de apoio orçamental em curso cujo valor total é de 57 milhões de euros.

“A conformidade com os critérios de elegibilidade, nomeadamente a implementação de políticas públicas que se enquadram no âmbito da Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde, a gestão das finanças públicas, a estabilidade macroeconómica e o nível de transparência financeira, foram avaliados neste âmbito” refere a delegação da UE.

Desse montante desembolsado, 3,5 milhões de euros, cerca de 385 mil contos foram atribuídos com base no desempenho específico nos setores das finanças públicas, segurança e emprego (com referência à taxa de inserção no mercado de trabalho de pessoas com formação profissional).

Um apoio orçamental extraordinário da União Europeia num montante de sete milhões de euros foi disponibilizado em fevereiro de 2017 para apoiar o governo na reabilitação das infra-estruturas danificadas pelas chuvas torrenciais na Ilha de Santo Antão.

MJB/FP

Inforpress/fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos