Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

UE assina contrato de financiamento com parceiros nacionais para projectos voltados para sociedade civil

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – A União Europeia (UE) renova quinta-feira, 13, através de um compromisso de financiamento, no valor de 276 mil contos, com a sociedade civil a assinatura de um contrato de cinco novos projectos a desenvolver-se no país.

A assinatura, que acontece ao abrigo do Programa Temático da UE para organizações da sociedade civil e autoridades locais, segundo nota de imprensa, tem como objectivo o reforço da aposta da organização europeia no desenvolvimento sustentável em Cabo Verde e no reconhecimento do papel que a sociedade civil, particularmente associações comunitárias, desempenham nesta área.

Os cinco projectos seleccionados por concurso público, conforme a mesma fonte, têm por objectivo promover os direitos, participação e inclusão socioeconómica das camadas mais vulneráveis da sociedade.

Os referidos projectos irão desenvolver actividades em favor de crianças com deficiência neurológica, da inclusão socioeconómica dos jovens reclusos e ex-reclusos, da segurança alimentar e luta contra as desigualdades sociais e contra a violência baseada no género.

Os projectos serão implementados em oito ilhas de Cabo Verde, apoiando o trabalho das associações comunitárias e municípios tendo como coordenadores organizações como Amigos da Natureza, COSPE, Movimento Africa 70, Instituto Marquês de Valle Flôr e European Partnership for Democracy, em parceria estreita com entidades locais e nacionais.

É de salientar que os projectos foram seleccionados no âmbito do convite à apresentação de propostas lançado em Abril de 2019 e intitulado “Apoiar e reforçar a sociedade civil, como actor de desenvolvimento sustentável, na promoção de direitos, na participação activa das mulheres e jovens e na protecção das crianças em situação vulnerável”.

Participam no acordo de financiamento a organização Instituto Marquês de Valle Flôr “Projecto de Promoção da Inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas”, da associação do Movimento África 70 “Rede social para igualdade das mulheres e dos jovens no desenvolvimento socioeconómico” e de Cooperazione per Sviluppo Paesi Emergenti com “PESSOAS. Participação e Serviços Sociais Operacionais, Acessíveis, Sustentáveis”.

Consta ainda do acordo de financiamento a European Partnership for Democracy com “Djuntu pa igualdadi! Uma resposta participativa à violência baseada no género em Cabo Verde” e Amigos da Natureza com “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”.

O acto da assinatura será presidido pela representante da UE em Cabo Verde, Sofia Sousa.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos