Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A UCID destacou hoje a importância das famílias na sociedade e no desenvolvimento do País, apelando ao Governo a não deixar ninguém para trás e implementar mais medidas inclusivas que contribuam na melhoria de qualidade de vida dos cabo-verdianos.
O apelo da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) foi feito pela deputada Dora Oriana Pires, quando intervinha na abertura do debate parlamentar com o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.
No seu discurso, considerou que a família é uma instituição “fundamental” para o desenvolvimento humano e para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada e que a mesma é responsável para transmitir valores, normas e tradições culturais de geração em geração influenciando directamente o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das pessoas.
“Neste momento mais do que nunca devemos reconhecer a importância da família na sociedade actual, valorizá-la para que se possa promover o bem-estar e o desenvolvimento humano”, declarou.
Realçou, o compromisso de Cabo Verde na erradicação da pobreza, promoção de saúde e bem-estar, educação de qualidade, lamentando que muitas famílias cabo-verdianos passam por diversas necessidades, sem acesso a alimentação, emprego.
“Gostaríamos de saber se o Governo já concluiu a actualização do Cadastro Social Único para corrigir os erros contidos nele e que foram apontados e ter prioridades é suprir as necessidades das famílias cabo-verdianas, acesso à alimentação, habitação e saúde protegendo os que mais precisam”, afirmou.
Disse, por outro lado, que muitos cabo-verdianos ainda não têm acesso à saúde de qualidade, aos medicamentos, pensão social, reforçando que é preciso haver medidas mais assertivas na promoção e garantia da educação de qualidade inclusiva.
CM/ZS
Inforpress/Fim